quarta-feira, 24 de agosto de 2011

RN fica de fora das escolas finalistas do Prêmio Gestão Escolar

As seis escolas finalistas do Prêmio Gestão Escolar já podem comemorar: elas são do Amazonas, Ceará, Goiás, Roraima, Santa Catarina e Tocantins. Na lista não há nenhum do estado do Rio Grande do Norte, como vinha acontecendo nos últimos anos.

A cerimônia de premiação e o anúncio da Escola Referência Brasil serão no dia 7 de novembro, em Recife, com transmissão ao vivo pelo Canal Futura. Os nomes das escolas são: Escola Municipal Albérico Antunes de Oliveira (AM); Escola de Ensino Médio Maria Dolores Petrola (CE); Escola Estadual José Pontes de Oliveira (GO); Escola Estadual Princesa Isabel (RR); Centro de Educação Infantil Municipal Raio de Sol (SC) e Escola Estadual Presidente Costa e Silva (TO).

O Prêmio Gestão Escolar busca experiências bem sucedidas em gestão escolar de escolas públicas. Nos últimos doze anos tem revelado experiências que inovam e provocam transformações significativas no cotidiano de milhares de pessoas em todo o país. Para a presidente do Consed e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, "o Prêmio Gestão Escolar atualmente credencia-se como um diferencial em Educação, valorizando a gestão como um todo, com a efetiva participação da comunidade escolar. Em 2011 intesificou-se  a parceria da Undime para o envolvimento das escolas municipais."

Podem participar do Prêmio Gestão Escolar escolas de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e/ou médio) das redes públicas estaduais e municipais de todo o país. Este ano, a novidade é que as inscrições também puderam ser feitas no site do Consed: www.consed.org.br.  Após a etapa das inscrições, os comitês estaduais avaliaram as escolas inscritas e escolheram as que vão representar cada um dos estados na etapa nacional.

Segundo a Secretária Executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, “A gestão escolar é uma das linhas de atuação prioritárias do Consed, por entendermos sua importância para a melhoria da educação pública brasileira. Neste sentido, o Prêmio Gestão Escolar é estratégia de fortalecimento e de formação do gestor escolar, na medida em que promove a autoavaliação da escola. Mesmo não chegando a ser selecionada como referência no próprio estado, ao preparar o dossiê para a candidatura, a escola tem a oportunidade de refletir e analisar todos os aspectos da gestão, constatar por si própria o que está dando certo, o que pode melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário