Ler jornais e revistas é a principal dica de estudo na reta final para a prova
* Com informações do portal Guia do Estudante
![]() |
Foto: Divulgação |
Daqui a uma semana, em 22 e 23 de outubro, mais de 5,3 milhões de pessoas em todo o Brasil farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, que neste ano será a principal porta de entrada de mais de 70 instituições públicas de ensino superior.
Nesta reta final para o exame, será que ainda dá tempo de fazer algum tipo de revisão e estudar um pouco mais para a prova? De acordo com o professor Alberto Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo Vestibulares, é importante manter o ritmo de estudo.
Para a Alessandra Venturi, coordenadora pedagógica do Cursinho da Poli, além de manter os estudos em dia, é importante ter conhecimento sobre a prova. "Ainda dá tempo de fazer pelo menos um simulado com questões do Enem, além de conseguir identificar alguma matéria que tenha mais dificuldade, fazer simulado é importante para treinar o tempo de resolução do exame", afirma a coordenadora.
No dia da prova
Uma orientação muito importante para os estudantes é evitar atrasos no dia da prova: "os portões fecham 5 minutos antes da prova", lembra o professor Alberto.
Para não correr nenhum risco de chegar em cima da hora, Alessandra Venturi aconselha aos estudantes conhecer o local da prova antes. "Quem puder, deve ir até o local de prova neste final de semana, do dia 15 e 16, para saber como será mais ou menos o trânsito no dia do exame - uma vez que o Enem é aplicado no final de semana. Também é importante, se a pessoa usa transporte público, saber quanto tempo demora para chegar até o local", explica.
No dia da prova de redação (que será aplica em 23 de outubro, junto com a prova de Linguagens e Códigos e Matemática), a coordenadora do Cursinho da Poli dá uma dica importante: resolver a prova toda antes de escrever a redação. "Isso não é uma regra, mas para aqueles que são mais ansiosos o conselho vale a pena. Muitas vezes as questões da prova contribuem para a elaboração da redação", diz.
0 Comentários