sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Hospital Universitário utiliza bonecos para desmistificar procedimentos médicos

Bonecos são utilizados para apresentar dia a dia do hospital - Foto: Luiza Gualberto
Durante a XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN, que acontece até esta sexta-feira (21) no campus universitário da federal, o Hospital Universitário Onofre Lopes está com um estande interativo, que apresenta aos visitantes, dois projetos. O primeiro, que desmistifica a UTI e o segundo, que demonstra o processo de Hemodiálise, por meio de bonecos, que simulam o dia a dia dessas situações.


Segundo a enfermeira do hospital, Maria da Guia Feliciano, a proposta é de orientar a população acerca desses procedimentos. “É muito comum as pessoas pensarem que o paciente quando está na UTI, seja sinal de morte, mas não é. O que apresentamos aos visitantes, são os diversos procedimentos médicos que a equipe do hospital realiza para restabelecer a saúde do enfermo”, destaca.

Ainda de acordo com a enfermeira, o projeto que aborda a realização da Hemodiálise foi desenvolvido com o objetivo de orientar as pessoas sobre como é realizado o procedimento, bem como, apresentar medidas preventivas para que o paciente não chegue a essa situação. O estande conta com uma equipe de enfermagem, farmacêuticos e nutricionistas.

Além dos projetos, o estande está realizando aferição de pressão arterial, teste glicêmico, bem como, orientações sobre hipertensão arterial, diabetes e obesidade. A enfermeira ressalta que o espaço está fornecendo ainda, orientações sobre Hepatite B, orientando as mulheres sobre a importância do uso do material de manicure individual para a prevenção da doença, que tem apresentado um número maior de casos entre as mulheres que freqüentam os salões de beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário