sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Programa da Secretaria Estadual da Educação traz a comunidade para dentro da Escola

Programa Escola Aberta da Secretaria Estadual da Educação traz a comunidade para dentro do ambiente escolar nos finais de semana (sábados e domingos). O objetivo é abrir a Escola para a comunidade visando à construção de uma integração maior e a promoção de uma cultura voltada para a paz. O programa utiliza uma das maiores qualidades da Escola Pública, que é sua capacidade, por natureza, de ser aberta a comunidade e receptiva a interação com as pessoas.

Está implantado nas Escolas Estaduais "Aldo Fernandes", "União do Povo", "Adelino Dantas", "Maria Queiroz", "12 de outubro", "Josefa Sampaio" e "Leonor Lima", em Natal. No município de Brejinho participa a Escola Estadual Presidente Café Filho. Atende mensalmente a uma clientela total de 6.300 pessoas de comunidades de diferentes bairros de Natal e do município de Brejinho.
O programa atua em quatro áreas e atende desde a criança da comunidade até o idoso. Na área da Educação, o programa oferece cursos de Línguas e de Informática, e realiza palestras sobre temas de interesse local.
Na área esportiva, o programa oferece práticas de futebol, voleibol, futebol de salão, recreação, taekwondo, karatê, judô. Na área da Cultura e Artes oferece danças, música, aulas de violão, capoeira.
 Na área da qualificação profissional oferece oficinas de Pintura, Arte Culinária, Manicure, Corte de cabelo, Bordado. Escola Aberta é um programa feito em parceria entre Governo do Estado e Ministério da Educação e Cultura, criado em 2007, e desenvolvido pela equipe técnica da Coordenadoria de Desporto (Codesp) da Secretaria Estadual da Educação. São investidos em repasses diretos para as Escolas envolvidas R$ 170 mil por ano.
 O programa tem como coordenador o professor de Educação Física da Codesp, Gilberto Coronado. A equipe técnica da SEEC conta em cada escola envolvida com o trabalho de dois profissionais. O professor Gilberto Coronado é formado também em Psicologia e atua na Educação Estadual há 36 anos. Está à frente do programa desde seu início e é também responsável pela coordenação de eventos de desportos escolares como JERNS e Jerninhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário