terça-feira, 18 de outubro de 2011

São Caetano do Sul recebe prêmio internacional por projeto que usa soluções de tecnologia educacional

O America Award 2011 é concedido aos gestores que implantaram projetos de sucesso em uma das áreas que contemplam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, traçados pela ONU

Foto: Divulgação
Curitiba, 18/10/2011 – A prefeitura de São Caetano do Sul (SP) ganhou o América Award 2011, na categoria Desenvolvimento Econômico e a Qualidade de Vida, com o programa Aprender MAIS São Caetano, baseado em soluções de tecnologia educacional da Positivo Informática. O projeto Aprender MAIS São Caetano faz parte da meta do Movimento Educar 2020 da Prefeitura de São Caetano do Sul. http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/educar2020/
       O América Award é concedido a líderes que tenham implantado com sucesso programas e práticas em alguma das áreas que contemplam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), traçados pelas Nações Unidas em 2000. O prêmio foi entregue no dia 06 de outubro, em Santo Domingo, República Dominicana, durante o V Fórum de Competitividade das Américas.

            Ampliação do projeto Aprender São Caetano, implantado em novembro de 2006, o projeto Aprender MAIS São Caetano, vencedor do America Award 2011, levou equipamentos, soluções e serviços a  58 escolas municipais, 10 estaduais e um Centro Digital, atendendo a mais de 20 mil alunos e ajudando  a melhorar a qualidade da educação do município por meio de tecnologias inovadoras. As escolas receberam notebooks, netbooks Mobo, desktops, Lousas Interativas, projetores multimídia e Max Câmeras. Alunos do Ensino Fundamental, por exemplo, receberam 6.967 netbooks. O programa ainda deu acesso ao Aprimora (solução que promove o aprimoramento da Língua Portuguesa e Matemática), ao Portal Aprender São Caetano - Educação Infantil e ao Portal Aprender São Caetano - Ensino Fundamental e Médio.
O Aprender MAIS São Caetano também beneficiou os educadores,  que receberam formação para explorar todo o potencial das ferramentas de tecnologia educacional e têm acesso a todos os recursos e ferramentas disponibilizados. Os educadores contam também com a Rede do Educador, um ambiente de educação continuada à distância, destinado a formação de forma interativa e colaborativa.
O America Award é uma iniciativa conjunta do Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes das Nações Unidas (CIFAL Atlanta) e do Instituto das Nações Unidas para treinamento e pesquisa (UNITAR), e além de premiar os melhores projetos visa identificar iniciativas exemplares que podem ser replicadas.
Mais informações sobre o V Fórum de Competitividade das Américas podem ser obtidas no site www.competitivenessforum.org/



Sobre as Soluções de Tecnologia Educacional

Aprimora
            Baseado nas habilidades e competências do Saeb e da Prova Brasil, o Aprimora é uma solução que promove o aprimoramento da Língua Portuguesa e Matemática por meio de ferramentas que possibilitam a experimentação e a construção do conhecimento.  Com atividades contextualizadas e grau crescente de complexidade, o aluno é levado a explorar, simular, refletir, apresentar soluções para situações-problema e, assim, desenvolver conhecimentos e habilidades de acordo com seu ritmo de descoberta e aprendizagem.

Portal Aprender São Caetano – Ensino Fundamental e Médio
            Oferece tudo o que as escolas precisam para vencer o desafio de transformar a informação em conhecimento, abrindo as portas de um mundo globalizado aos alunos por meio da internet. Mantido por uma equipe multidisciplinar da divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, o Portal oferece atividades interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas de criação e colaboração, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, dentre vários outros recursos.  

Portal Aprender São Caetano – Educação Infantil
Oferece mais de 500 atividades interativas diversificadas, que contemplam os eixos de trabalho propostos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (MEC).
Com o Portal é possível trabalhar a linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, arte e movimento. As escolas também receberam pelúcias dos Bichos da Floresta (elefante, girafa, leão, macaco e urso), personagens do Portal.

Rede do Educador
Rede do Educador é um espaço de educação continuada a distância destinado a formação de educadores e que atende a necessidade desse século repleto de tecnologia e informação.
Um ambiente colaborativo  e interativo que amplia as possibilidades de ensino e aprendizagem, promovendo a aquisição do conhecimento. Temas variados e de interesse dos educadores são disponibilizados em um ambiente acadêmico e com a certificação da Universidade Positivo.


Além do programa de formação, a Positivo Informática acompanha o uso dos recursos tecnológicos junto com a Secretaria Municipal de Educação nas escolas, disponibilizando um gerente pedagógico e vinte e dois monitores, que ajudam os educadores a planejar aulas e integrar as soluções educacionais no cotidiano.

Mesas Educacionais
            As Mesas Educacionais reúnem um módulo eletrônico, material concreto, atividades interativas multimidia, entre outros recursos. A integração entre o material concreto e as atividades proporciona o desenvolvimento de habilidades fundamentais como criatividade, raciocínio lógico, organização espacial, coordenação motora, expressão oral e escrita, resolução de problemas, entre outras.
            A interação acontece de uma forma bastante lúdica: a tela exibe imagens, músicas, animações, atividades e jogos. Os alunos respondem a esses estímulos posicionando diferentes materiais concretos que são reconhecidos pelo módulo eletrônico. Cada mesa permite o trabalho colaborativo de até seis alunos, ampliando o ambiente de interação e socialização. Baseadas no mesmo conceito, cada modelo de Mesa Educacional tem propostas e objetivos específicos.

Lousa Interativa
            A Lousa Interativa é um recurso multimídia que torna as aulas mais dinâmicas e interativas. Trata-se de uma tela magnética que funciona em total interação com o computador e todo o conteúdo da aula pode ser apresentado e manipulado por meio de duas canetas que funcionam em total interação com o computador e a tela magnética.
            Ao tocar a tela com as canetas é possível escrever e operar qualquer software que esteja em funcionamento. Com isso, o professor pode fazer anotações sobre tudo o que estiver sendo apresentado, capturar exemplos na Internet, mostrar imagens e vídeos, realizar experimentos, e muito mais.
            A Lousa Interativa facilita também o trabalho colaborativo em sala de aula. Com ela o professor pode convidar os alunos a interagir com os conteúdos e a participar, de forma mais ativa, das atividades desenvolvidas.

Max Câmera
            A Max Câmera permite que os professores e os alunos captem imagens de livros, fotografias, slides ou impressos, tudo em alta qualidade e fidelidade de cores. Além disso, objetos tridimensionais também podem ser mostrados e manuseados para que todos os observem, ao vivo, na Lousa Interativa, em um telão, no monitor do computador ou na TV.
            Com o uso de um adaptador, a Max Câmera também pode ser acoplada a um microscópio e, assim, captar todas as imagens normalmente observadas por meio desse instrumento.

Netbook Mobo
            O Mobo foi desenvolvido especialmente para o acesso à Internet. Cada detalhe do projeto foi pensado para tornar a navegação na web mais fácil e simples. Suas características permitem que os alunos o transportem facilmente para qualquer lugar. O Mobo possui o tamanho de uma agenda e tem somente 1,3 kg.
O Mobo proporciona:
- mobilidade, conectividade, motivação, inovação e qualidade na educação;
- integração entre os diferentes recursos existentes em sala de aula;
- incentivo ao estudo, criatividade, produção e interação entre os alunos;
- inclusão digital da comunidade escolar;

Ele possui:
- Webcam integrada
- Microfone integrado
- Bateria de 6 células – autonomia de até 5 horas e 30 minutos
- Tela LCD de 10”
- Acesso à rede wireless – wi-fi integrado
- Suporta os sistemas operacionais Windows e Linux

Notebooks e Desktops
            São equipamentos de alta qualidade, produzidos por quem entende de tecnologia e educação. Com a garantia da marca de computadores mais vendida no Brasil, os computadores Positivo suportam os sistemas operacionais Windows e Linux.


Nenhum comentário:

Postar um comentário