domingo, 9 de outubro de 2011

Universitários do Nordeste constroem 8 aviões para Competição SAE BRASIL AeroDesign

Universitários da Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte projetaram e agora trabalham na construção de oito aeronaves rádiocontroladas para participar da 13ª Competição SAE BRASIL AeroDesign. Marcada para os dias 20 a 23 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP, a competição de engenharia reunirá, ao todo, 97 equipes de 68 instituições de ensino do Brasil, Venezuela e México.

Cerca de 1,4 mil participantes, entre estudantes de engenharia, além de professores e pilotos, foram desafiados a projetar e construir aviões rádiocontrolados para serem submetidos a avaliações teóricas e práticas, conduzidas por engenheiros da indústria aeronáutica.


No Nordeste, apesar da dificuldade na busca de patrocínio para viabilizar a construção das aeronaves e a viagem para São José dos Campos, as oito equipes do Nordeste conseguem investir em inovações em relação aos projetos apresentados na edição do ano passado.

Maranhão - A equipe Zeus, da Universidade Estadual do Maranhão, apostou na fibra de carbono e aramida, nylon, revestimento compósito de honeycomb e madeira balsa para melhorar o desempenho do projeto. “Inovamos em materiais de ponta e processo construtivo, pois acreditamos que o resultado será melhor”, diz Gyovanny Coelho, ao lembrar que em 2010 a equipe conquistou a 34ª posição na classificação geral. O Maranhão também será representado na disputa pela equipe Guará, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Rio Grande do Norte – O Estado potiguar será representado por duas equipes da Universidade Federal (UFRN): a Car-Kará Open, que acumula títulos nacionais e mundiais na modalidade; e a equipe Car-Kará Micro. As duas são únicas equipes do Nordeste com aeronaves que não são da Classe Regular, a mais comum na competição.

A equipe Car-Kará Open desenvolveu um cronômetro que mostra o tempo de percurso do circuito de voo. O uso de instrumentação visa aumentar a pontuação total em função de bonificação existente para a medição do tempo de voo com o sistema embarcado na aeronave. “Com isso, esperamos que nosso avião consiga atingir boa pontuação no transporte de carga”, diz a capitã Virgínia Campos, que mantém em segredo o peso e a capacidade de transporte de carga da aeronave, que tem 4,85 metros de envergadura. Em 2010, a Car-Kará Open conquistou a 4ª posição na classificação geral, enquanto a equipe Car-Kará Micro foi vice-campeã.

Pernambuco - Única pernambucana na competição, a equipe Mandacaru, da Universidade Federal do Pernambuco, apostou num monoplano com asa retangular e empenagem em ‘U’, e profundor de geometria variável. Para garantir resistência e baixo peso, os universitários optaram pela utilização de madeira balsa, espuma de PVC, fibra de carbono e de kevlar. O avião pesa 2,8 kg, transporta cargas de até 17 kg em velocidade máxima de 90 km/h. “A competição proporciona experiência única, pois nos permite lidar com diversas situações que só serão vividas na indústria” comenta Gustavo Pedrosa, capitão da equipe, com nove estudantes de Engenharia Mecânica.

O Nordeste também será representado pelas equipes Axé Fly, da Universidade Federal da Bahia; e mais duas equipes da Paraíba: Aerojampa, da Universidade Federal da Paraíba; e Parahyasas, da Universidade Federal de Campina Grande.

COMPETIÇÃO - As avaliações e a classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2012, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

CATEGORIAS – Os aviões da Classe Regular, são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas, e este ano houve novas delimitações nas dimensões máximas das aeronaves, que devem aparecer na competição com compartimentos de carga maiores em comparação aos anos anteriores. Os projetos da categoria devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 50m.

Na Classe Aberta, a distância de decolagem também é de 50m e as aeronaves devem ter instrumentos para medir tempo de voo. Os aviões da categoria não têm restrições geométricas ou número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores esteja entre 10,65 cm3 (0.65 in3) e 15,07cm3 (0.92 in3). A Classe Micro traz a opção de lançamento da aeronave à mão. O avião da categoria não tem restrição geométrica nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,175m³. As aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 25m (30m em 2010).

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que visa propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, ressalta que o projeto SAE BRASIL AeroDesign completa a formação técnica dos futuros engenheiros. “É um reforço extracurricular, um estímulo às boas práticas da engenharia requeridas pelo mercado, como o trabalho em equipe, capacidade de liderança e planejamento, habilidade de vender ideias e projetos, além de incentivar o comportamento ético e profissional”, afirma.



XIII Competição SAE BRASIL AeroDesign
20 a 23 de outubro - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) - São José dos Campos/SP

Total de equipes inscritas = 97 (96 em 2010 / 91 em 2009)
№ estrangeiras = 8 (2 do México e 6 da Venezuela)
№ de equipes brasileiras: 89 (87 em 2010)
№ de instituições de ensino: 67
№ médio de estudantes inscritos: mais de 1,4 mil (1,3 mil em 2010)
№ projetos Classe Micro: 16 (15 em 2010)
№ projetos Classe Regular: 76 (75 em 2010)
№ projetos Classe Aberta: 5



SUL

Paraná - (4 equipes / 3 instituições)

PUC PR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná – equipe Top Gang
UFPR – Universidade Federal do Paraná – equipes Ex-Goose e Fênix Aerodesign
Universidade Positivo – equipe Aurora

Rio Grande do Sul - (8 equipes / 8 instituições)
UCS - Universidade de Caxias do Sul - equipe AeroSul
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - equipe Carancho
URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - equipe Aeromissões
Fahor - Faculdade Horizontina - equipe Águia Fahor
Universidade Santa Cruz do Sul – equipe Kamikase
URI - Universidade Regional Integrada (campus Erichim) – equipe Monarcas da Aviação
UPF - Universidade de Passo Fundo - equipe Up Fly
FURG - Universidade Federal do Rio Grande – equipe Aerofurg

Santa Catarina - (5 equipes / 4 instituições)
Univille - Universidade da Região de Joinville - equipe Abaquar
Universidade do Oeste de Santa Catarina - equipe Faeroeste
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - equipes Céu Azul e Céu Azul Micro
Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina – equipe Albatroz

SUDESTE

Minas Gerais – (14 equipes / 8 instituições)

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais – equipes Uai-Sô-Fly! e Uai-Sô-Fly! Kids
UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – equipe 12 BIS
CEFET MG – equipes Aerotrônica e Cefast Aerodesign
UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá – equipe Uirá
UFV – Universidade Federal de Viçosa – equipes Acaua (Florestal) e Skywards
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – equipes Mamutes Voadores e Microraptor
Universidade Federal de Uberlândia – equipes Tucano e Tucano Micro
Universidade Federal de São João Del Rei – equipes Trem Ki Voa e Trem Ki Voa Micro

Rio de Janeiro - (6 equipes / 5 instituições)
Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ - equipe Venturi
UFF– Universidade Federal Fluminense - equipes Ufforce (campus Volta Redonda) e BlackBird Aerodesign
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - equipe Minerva Aerodesign
IME - Instituto Militar de Engenharia - equipe Zéfiro
PUC Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – equipe Aero Rio

São Paulo – (35 equipes / 24 instituições)
Grande São Paulo
UFABC – Universidade Federal do ABC – equipes Harpia e Harpia Pampers 5000
IMT - Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Obelix
Faculdade de Engenharia São Paulo – equipe Aero Elétrons
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mechane
Fatec – Faculdade de Tecnologia de SP – equipe Fatecnautas
Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) - equipes FEI Regular e FEI Regular Júnior
Poli USP- Escola Politécnica da USP– equipe Keep Flying
Uninove - Universidade Nove de Julho - equipes Ícaro, Fly Girls e Pegasus

Interior de SP
Unesp - Universidade Estadual Paulista/Ilha Solteira - equipes Zebra
IFSP - Instituto Federal de São Paulo/ campus Salto – equipe Taperá
Unitau - Universidade de Taubaté - equipe FlyTau
UFSCar - Universidade Federal de São Carlos – equipe Dragão Branco
Unicamp - Universidade Estadual de Campinas - equipe Urubus
Unesp – Univ. Est. Paulista/Bauru – equipes FEB Regular, FEB Open e FEB Micro
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica/São José dos Campos – equipes 100 Limites, Leviatã, Feng
Unesp – Univ. Estadual Paulista/Guaratinguetá - equipes Aerofeg e Aerofeg Jr.
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - equipes EESC-USP Bravo, EESC- USP Alpha, EESC-USP Charlie, EESC-USP Mike
ETEP Faculdades – equipe Uiraçu
UNIP – Universidade Paulista/ SJCampos – equipe Pégasus
Facens - Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Flying Box
Instituto Federal Educacional de Ciência e Tecnologia de SP/Salto – equipe Tapera Baby
UNIP – Universidade Paulista/Bauru – equipe Agapornes
Fatec - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos – equipe Phoenix

Espírito Santo – (1 equipe / 1 instituição)
UFES – Universidade Federal do Espírito Santo – equipe AVES – Aero Vitória Espírito Santo

CENTRO-OESTE

Distrito Federal - (3 equipes / 2 instituições)

UNIP DF – Universidade Paulista do Distrito Federal – equipe Antonov
UnB – Universidade de Brasília – Universidade de Brasília – equipes Draco Volans Aerodesign e Plano Piloto

Mato Grosso - (2 equipes / 1 instituição)
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso – equipes Aeroo e Pantaero

NORDESTE

Bahia - (1 equipe / 1 instituição)

UFB - Universidade Federal da Bahia – equipe Axé Fly

Maranhão - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Estadual do Maranhão - equipe Zeus
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MA – equipe Guará

Paraíba - (2 equipes / 2 instituições)
UFPB - Universidade Federal da Paraíba - equipe Aerojampa
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahyasas

Pernambuco – (1 equipe / 1 instituição)
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - equipe Mandacaru

Rio Grande do Norte - (2 equipes / 1 instituição)
UFRN – Univ. Federal do Rio Grande do Norte - equipes Car-Kará Open e Car-Kará Micro

NORTE

Pará - (3 equipes / 1 instituição)

UFPA - Universidade Federal do Pará - equipes Iaçá, Uirapuru e Águia de Marabá


ESTRANGEIRAS

México (2 equipes / 2 instituições)

Instituto Politécnico Nacional (Cidade do México) - equipes Kukulcan
Instituto Politécnico Nacional (Silão) - equipes Aeroupiig-Gto

Venezuela (6 equipes / 2 instituições)
UNEFA - Universidad Nac. Exp. Politécnica de la Fuerza Armada (Caracas) – equipes Grupo IDEA
e Guia-X
UNEFA - Universidad Nac. Exp. Politécnica de la Fuerza Armada (Maracay) – equipes FADAV, Unefa 1, Unefa 2 e Tepuy-Micro

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