Pular para o conteúdo principal

Representante do Rio Grande do Norte está entre os 20 melhores alunos de geografia do Brasil

O concurso Viagem do Conhecimento / Desafio National Geographic 2011 consagra os 20 melhores alunos de geografia do Brasil. Entre os dias 17 e 20 de novembro, os estudantes participarão de várias atividades educacionais e culturais, que incluem passeios por locais históricos do Rio de Janeiro e a realização de duas provas durante a Fase Nacional da competição estudantil.

Com o patrocínio da Petrobras, o Desafio National Geographic 2011 é promovido pela Editora Abril e a revista NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, que buscam despertar nos jovens estudantes o interesse pelo conhecimento histórico e geográfico e pela chamada “cultura de viagem” em todas as suas fases. A agenda de atividades preparada pela organização do desafio para os finalistas visa cumprir este objetivo.


Os 20 estudantes – são dois do Centro-oeste, seis do Nordeste, dois do Norte, oito do Sudeste e dois do Sul – e mais um responsável (a mãe ou o pai) e o professor da escola onde o aluno estuda ficarão hospedados no Windsor Guanabara Hotel, no centro do Rio de Janeiro, hotel parceiro do projeto neste ano.

As provas da Fase Final serão realizadas entre os dias 18 e 19 de novembro. No dia 18, haverá a prova de múltipla escola. No dia 19, uma dissertação após Trabalho de Campo. Enquanto os alunos fazem as provas, pais e professores cumprem uma intensa agenda de visitas a pontos de interesse cultural e turístico da cidade do Rio de Janeiro.

Após as provas finais, no dia 19 de novembro, haverá a cerimônia de encerramento e entrega de medalhas a todos os 20 finalistas participantes do Desafio National Geographic 2011.

Abaixo, os 20 finalistas por região:

Centro-oeste

Keityane de Lima Pedrosa
Colégio Militar de Campo Grande – Campo Grande/MS

Matheus Takada Gonçalves
Centro de Ensino Candanguinho – Brasília/DF

Norte

Luísa Corrêa Janaú
Colégio Marista Nossa Senhora Nazaré – Belém/PA

Márcio Pinheiro Lima
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Manaus/AM

Nordeste

Carolina Tavares de Araújo Bonfim Ribeiro
Colégio Militar de Fortaleza – Fortaleza/CE

Cecília de Oliveira Lúcio Tavares
Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Caicó/RN

Jackson Agra Cunha Júnior
Colégio Motiva – Campina Grande/PB

Maria Helena Andrade Rabelo
Colégio Cândido Portinari – Salvador/BA

Paulo César Rodrigues de Albuquerque Júnior
Organização Educacional Farias Brito – Fortaleza/CE

Rodrigo Reis Silva
Colégio Santo Antônio de Jesus – Mutuípe/BA

Sudeste

Alexandre Nogueira Martins
Colégio Objetivo Americana – Sumaré/SP

Alexandre Perozim de Faveri
Carlos Chagas Filho – Neves Paulista/SP

Gabriel Augusto Bianchi Azevedo Ferreira
Colégio Camões – Santa Cruz do Rio Pardo/SP

Gustavo Henrique Silva
Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva – Caeté/MG

Ivo Lopes Azevedo
Escola Municipal Ginda Bloch – Teresópolis/RJ

Júlia Siemann de Athayde Silva
Colégio Jardim São Paulo – São Paulo/SP

Kelly Thaís de Pellegrin
Instituto Teresa Valsé – Uberlândia/MG

Mariza Lopes Sena
Escola Estadual Maria Aparecida David – Canaã/MG

Sul

Fernando José dos Santos Dutra
Colégio Militar de Curitiba – Curitiba/PR

Mariana Mezacasa Weiand
Colégio Madre Bárbara – Lajeado/RS

Serviço:

Viagem do ConhecimentoDesafio National Geographic 2011
Quem participa do desafio: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.
Fase Nacional: de 17 a 20 de novembro de 2011, no Rio de Janeiro.
Regulamento completo e outras informações:
site: www.viagemdoconhecimento.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFRN: Professora Selma Jerônimo recebe prêmio da Universidade de Iowa nos Estados Unidos

Trabalho de pesquisas desenvolvido pela professora Selma Jerônimo, da  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na área de saúde pública, foi contemplado com o prêmio internacional Impact Award, concedido pela Universidade de Iowa, dos Estados Unidos. O prêmio é destinado à profissionais ou às instituições que colaboram com a Universidade de Iowa na construção de conhecimentos voltados para programas sociais que melhorem a vida das pessoas. Professora Selma Jerônimo A pesquisadora Selma Jerônimo, diretora do Instituto de Medicina Tropical da UFRN, é parceira da Universidade de Iowa desde o ano de 1996. Ela lembra a importância que está tendo o conhecimento gerado no próprio Instituto, na Escola Maternidade Januário Cicco, no Centro de Biologia da UFRN e no Departamento de Infectologia do Hospital Gizelda Trigueiro, para melhorar a vida das pessoas no Rio Grande do Norte. “A contribuição diária do IMT, MJEC, CB e do Departamento de Infectologia do HGT quebra o cic

Moacir de Lucena: o semeador de escolas

Moacir de Lucena e família em solenidade da UFRN (outubro de 2003) Matéria publicada na edição de novembro da Revista Foco English version Professor, tipógrafo, juiz, advogado, músico, jornaleiro, poeta, normalista, chefe escoteiro, esportista, animador cultural, educador itinerante.  Em sua trajetória de 100 anos de vida pelo Rio Grande do Norte, o oestano filho de Martins, Moacir de Lucena, procurou ser, acima de tudo, um servidor na luta pelo progresso social das pessoas. Desde cedo entendeu que esse progresso social só chegaria pela via da Educação.  Neste campo, de forma inovadora criou um método próprio de alfabetização com resultados concretos junto aos estudantes. Método que depois foi empregado com estardalhaço por Paulo Freire. Mas, Moacir de Lucena chegou antes, sem estardalhaço, sem propaganda, mas com a luminosidade das coisas feitas e da transformação extraordinária do analfabeto em alfabetizado. Entre as tentativas de definir Moacir de Lucena, seu filho L

7º SEL: UFRN prepara grande evento de Educação e Leitura para novembro

Reunião com a reitora sobre o 7º  SEL Matéria atualizada às 12h30 desta quinta-feira (2) Estão adiantados os preparativos para o 7º Seminário Educação e Leitura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um dos maiores eventos no gênero no país. O 7º Seminário Educação e Leitura (SEL) acontece de 11 a 14 de novembro no Centro de Convenções do Praiamar Natal Hotel, em Ponta Negra, e deverá reunir mais de 1.000 participantes de todas as regiões do Rio Grande do Norte e de várias partes do Brasil. Em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (2) a reitora da UFRN, Ângela Paiva garantiu total apoio ao evento. Participaram da reunião no gabinete da reitoria, a professora Marly Amarilha, a diretora do Centro de Educação da UFRN, Márcia Gurgel, e a professora Ângela Naschold, da equipe de organização do Seminário. As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira (01) para ouvintes e para apresentação de trabalho ou oferta de minicurso.  Equipe do Se