segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Representante do Departamento de Estado dos EUA visita SEEC

Foto: Jean Custo
Representante Especial do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Reta Jo Lewis, visita a Secretaria Estadual da Educação e conversa com a titular da pasta, professora Betania Ramalho sobre possíveis parcerias envolvendo os Estados Unidos e o Rio Grande do Norte.

Betania Ramalho recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (25), a representante especial do Departamento de Estado dos EUA,  Reta Jo Lewis, para conversações iniciais visando parcerias no campo da Educação.

Reta Jo Lewis afirmou que os motivos da visita são a busca por maior cooperação em ações bilaterais, dando prosseguimento ao Acordo assinado por Barack Obama e Dilma Rousseff, durante visita do presidente americano ao Brasil no ano de 2011. O objetivo é estabelecer parcerias entre estados americanos e brasileiros, com ênfase nos estados que sediarão os jogos da Copa do Mundo 2014.


A assessora propõe inicialmente parcerias nas áreas de mega eventos, combate e eliminação do racismo nas escolas, e cooperação no campo da Educação Técnica e Profissional.

A secretária Betania Ramalho disse que no Rio Grande do Norte e no Brasil, o mais importante é fortalecer as populações menos assistidas, independente da cor da pele, com políticas públicas que garantam serviços públicos de qualidade e Educação de qualidade. "Temos o desafio de assistir bem a todos", afirma Betania Ramalho.

A assessora especial da Secretaria de Estados dos EUA disse concordar com a secretária da Educação do Rio Grande do Norte sobre a importância do acesso a uma Educação de qualidade para todos. "Já temos experiências em alguns estados dos Estados Unidos nesse sentido que podemos compartilhar", propôs Reta Jo Lewis.

A secretária Betania Ramalho afirmou na oportunidade que a SEEC pretende lançar um Edital visando a possibilidade de um intercâmbio entre alunos e professores, brasileiros e americanos, para um comprometimento de formação continuada.

Sobre a proposta de parceria no campo da Educação Técnica e Profissional, a secretária Betania Ramalho disse ser interessante para a Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte. "Temos muito interesse na cooperação na área da Educação Técnica e Profissionalizante", completou Betania.

Acompanharam a representante especial do Departamento de Estado dos EUA, Reta Jo Lewis, Zakiya Carr Johnson (assessora sênior do Departamento de Estado), Luis R. Alvarez Jr. (Oficial de Relações Exteriores do Departamento de Estado), e Leonel G. Miranda (Adido Político/Econômico do Consulado dos Estados Unidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário