terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Engenheiro químico formado pela UFRN e ex aluno do Salesiano de Natal ganha prêmio internacional

             O professor potiguar Hamilton Varela, do Instituto de Química de São Carlos (USP), foi agraciado com a primeira edição do “Prêmio Ertl”, do Centro Ertl de Eletroquímica e Catálise, localizado na cidade de Gwangju, na Coreia do Sul. Formado em Engenharia Química pela UFRN, o docente também é ex aluno do colégio Salesiano São José, de Natal.
            A cerimônia de entrega ocorrerá durante o 2nd Ertl Symposium on Surface and Interface Chemistry, entre os dias 24 e 27 de junho, em Stuttgart, na Alemanha.
            Na sua primeira edição, o prêmio visa reconhecer grandes contribuições realizadas junto à instituição, incluindo atividades administrativas e científicas. Membro fundador do Centro, Varela atua, desde 2010, como responsável pela área de Cinética Complexa, com ênfase no estudo de reações eletroquímicas de interesse em sistemas de conversão de energia. 
            O professor potiguar é também mestre em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciências Naturais pela Universidade Livre de Berlim.
            O Centro Ertl foi fundado e é dirigido pelo Prof. Gerhard Ertl, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2007. Sendo o único brasileiro entre os membros fundadores, o professor Hamilton Varela se diz "lisonjeado em ser o vencedor da primeira edição do prêmio que leva o nome de um dos maiores cientistas a quem teve oportunidade de conhecer".
            De acordo com Varela, o professor Ertl foi diretor do Departamento de Físico-Química do Instituto Fritz Haber, da Sociedade Max Planck, em Berlim, durante o período em que realizava seu doutorado. "Além de ser um dos grandes nomes da área de ciência de superfície e cinética complexa, o considero um exemplo de gestor e liderança científica. Trabalhar sob sua direção foi algo muito importante na minha carreira e ganhar um prêmio que leva o seu nome é, certamente, muito especial", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário