segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fundação Abrinq abre inscrições para o 19º Prêmio Criança

Instituição convida organizações sociais e empresas a inscrevem seus projetos sociais voltados à primeira infância para concorrer à premiação bienal
 
A partir de hoje (1º de fevereiro) já estarão abertas as inscrições para o Prêmio Criança 2012. Nesta 19ª edição, além de reconhecer iniciativas de empresas e organizações sociais, o prêmio realizará homenagens aos profissionais que tenham se destacado em ações voltadas às crianças pequenas.
Podem se inscrever organizações sociais e empresas que desenvolvam iniciativas inovadoras para crianças de 0 a 6 anos, gestantes e parturientes, uma novidade é que o projeto precisa ter o foco de atuação nas áreas de Educação (educação infantil), Saúde (mortalidade infantil, mortalidade na infância e mortalidade materna) ou Proteção.
As inscrições poderão ser feitas pela Internet no período de 1º de fevereiro a 23 de março de 2012 diretamente no site da Fundação Abrinq, no link www.fundabrinq.org.br/premiocrianca.

Listamos algumas recomendações para que o projeto seja inscrito com sucesso:
1. Antes de inscrever sua iniciativa, leia o manual de inscrições e fique atento aos critérios de participação.
2. Não ultrapasse 20 minutos em cada página, pois ao atingir este tempo, elas expiram, e os dados poderão ser perdidos, sendo necessário preencher novamente.
3. Encaminhe pelo correio os documentos descritos no manual de inscrições no prazo correto, sem eles, não será possível continuar no processo.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: premiocrianca@fundabrinq.org.br e/ou pelo telefone (11) 3848-4881
 
Histórico do Prêmio
Instituído em 1989, o Prêmio Criança foi como uma das primeiras ações da ainda Diretoria de Defesa dos Direitos da Criança, núcleo da futura Fundação Abrinq, que funcionava dentro da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos. Ele tem o objetivo de identificar e reconhecer iniciativas da sociedade civil (empresas e organizações sociais) na implementação de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e defesa de direitos das crianças.

A partir de 2000, foi iniciada uma discussão em relação aos objetivos do Prêmio, que resultou em sua ampliação em 2002. Ao identificar na sociedade civil idéias, saberes e metodologias, a Fundação Abrinq, para além desse reconhecimento, colocou-se o desafio de sistematizar e disseminar as iniciativas vencedoras, com vistas a ampliar o impacto das ações. Este novo escopo do programa requereu mais tempo para sua operacionalização e a premiação, que era anual, tornou-se bienal.
Desde 2002, o Prêmio Criança passou a focar o trabalho desenvolvido junto a crianças comunidade entre 0 e 6 anos - fase decisiva para o desenvolvimento do ser humano, quando cuidados e estímulos adequados podem fazer toda a diferença.

Em 2008, a equipe do prêmio, auxiliada por especialistas, elaborou um conjunto de Princípios Norteadores Empresariais e Princípios Norteadores Organizacionais, focados em ações com a primeira infância, gestantes ou parturientes. O prêmio passou a ser anual, premiando quatro iniciativas (organizações sociais e empresariais) e também incluiu uma categoria de homenagem.

Em 2010, ano de comemoração dos 20 anos da Fundação Abrinq, o Prêmio Criança ganhou um formato diferente, homenageando aqueles que ao longo dos anos tiveram uma participação especial. Foram homenageados nas categorias: Empresa, Organização Social, Município, Comunicação, Doador e Voluntário. A partir deste evento, o prêmio voltou a ser bienal, aprimorando suas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário