sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

UFRN outorga título de Professor Emérito a Liacir dos Santos Lucena

Professor Liacir sendo homenageado na Câmara Municipal
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte homenageou nessa segunda-feira, 19, às 17h, o professor Liacir dos Santos Lucena, do Departamento de Física Teórica e Experimental, com a outorga do título de Professor Emérito. 

A solenidade aconteceu em uma Assembleia Universitária, no auditório da reitoria da UFRN.

Educador, pesquisador e um dos fundadores do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e do Instituto de Física, Liacir dos Santos Lucena foi um dos primeiros pesquisadores a ter projeto aprovado pelo CNPq. 

É  autor do primeiro Programa Especial de Treinamento (PET), e desenvolveu amplo programa de intercâmbio científico com universidades estrangeiras, especialmente com a Boston Universty e com o Imperial College de Londres.

Na UFRN desempenhou várias funções administrativas, dentre as quais a de pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, chefe do Departamento de Física e representante dos professores titulares e do Centro de Ciências Exatas e da Terra no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

Suas pesquisas, em campos diversos, mereceram destaque, com repercussão na imprensa regional e nacional. Os temas abordados foram: Sistemas Complexos, Matéria Condensada, Fenômenos Críticos, Polímeros, Petróleo, Econofísica, Física Biomédica, entre outros.

Entre os prêmios recebidos pelo professor Liacir Lucena, destacam-se a Medalha do Mérito Universitário da UFRN, o Prêmio Pesquisador FUNPEC 2003 e o Prêmio Petrobras de Tecnologia.

Fonte AGECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário