quinta-feira, 29 de março de 2012

Museu Nísia Floresta será inaugurado nesta quarta-feira (28)

O museu Nísia Floresta será inaugurado nesta quarta-feira (28), às 16h, com a presença de representantes do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAN, do Ministério da Cultura, e autoridades nos âmbitos federal, estadual e municipal.
 O Museu será destinado a preservação do acervo e da memória histórica da escritora Nísia Floresta e a promoção de atividades permanentes de arte, cultura, educação, e de incentivo ao turismo.
Sua estrutura conta com salas de leitura, de exibições audiovisuais, exposições, e de apoio a pesquisadores. O desenvolvimento humano ganhará espaços destinados a cursos e oficinas nos segmentos da música, dança, artes plásticas e artesanato, realizados com alunos, professores da rede pública de ensino e grupos da comunidade.

O projeto do Museu Nísia Floresta é uma iniciativa do Centro de Documentação e Comunicação Popular - CECOP, selecionado através do edital do Programa Mais Museus, do Ministério da Cultura. A iniciativa ocupou o 2º lugar entre os 13 premiados num total de 262 propostas inscritas.
O museu Nísia Floresta tem o patrocínio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e a parceria da Paróquia Nossa Senhora do Ó, da Prefeitura de Nísia Floresta, da Secretaria Estadual da Educação, Pontão de Cultura e Comunicação, e da Casa Brasil.
Nísia Floresta
A educadora, escritora e poetisa Nísia Floresta nasceu em 12 de outubro de 1810, na comunidade de Papari, Rio Grande do Norte, sendo uma das mais notáveis mulheres que a História do Rio Grande do Norte registra. Nísia Floresta faleceu em Rouen, na França, aos 75 anos, no dia 24 de agosto de 1885.

Nenhum comentário:

Postar um comentário