segunda-feira, 12 de março de 2012

UFRN promove I Semana do Cérebro com palestras e oficinas

O Instituto do Cérebro (IC) promove, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, entre os dias 13 e 16 de março, a I Semana do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O evento faz parte da Semana do Cérebro (Brain Awareness Week) - uma campanha mundial de divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro. A programação local contará com oficina, ciclo de palestras e exibição de documentário, com a participação de alunos e pesquisadores do IC, além de professores convidados.

A I Semana do Cérebro da UFRN é uma iniciativa que tem o intuito de difundir junto à sociedade os conceitos e avanços da Neurociência durante os últimos anos. Com uma linguagem lúdica, simples e acessível, a proposta é englobar todos aqueles que têm interesse pela área, sejam estudantes/pesquisadores ou público em geral.


Dentro da programação da Semana, entre os dias 13 e 15 de março, das 14h às 17h, será realizada uma Oficina de Percepção Sensorial no Museu de Ciências Morfológicas, no Centro de Biociências da UFRN.

Os visitantes entrarão em contato com alguns conceitos básicos da neurociência, além de experimentos e um brinquedo que utiliza recursos de EEG (eletroencefalograma) para que possam “mover objetos com a mente”. Alunos de instituições públicas não pagam taxa de visitação ao museu. Aos demais visitantes é cobrada uma taxa de manutenção de R$ 2.

Está programado ainda um Ciclo de Palestras, nas mesmas datas, a partir das 19h, no Anfiteatro das Aves, localizado no Centro de Biociências da UFRN. As palestras serão curtas e acessíveis, trazendo temas de interesse geral, como O cérebro ao longo dos séculos e Em busca do sono perdido. A programação completa das palestras está disponibilizada no link http://semanadocerebroufrn.files.wordpress.com/2012/03/semana-do-cc3a9rebro-palestras.pdf.

Na sexta-feira, 16, às 17h30, acontece a exibição do documentário/debate “Em busca da memória”, com a participação do professor convidado John Fontenele, no Anfiteatro das Aves, no Centro de Biociências da UFRN.

A Semana do Cérebro vem sendo realizada desde 2010 no Brasil, com a participação de universidades, hospitais e outras organizações, inclusive agências do governo, em um esforço coletivo para popularizar os conhecimentos neurocientíficos. No País, o evento é coordenado pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC).

A proposta é que sejam apresentados durante a semana de 12 a 18 de março, em todo o País, diversos eventos como palestras, aulas públicas, exposições, exibições de filmes etc. Esta é a primeira vez que a Semana do Cérebro é articulada nacionalmente e em sincronia internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário