terça-feira, 24 de abril de 2012

Assembleia presta homenagem ao Atheneu pelos 178 anos do colégio

A deputada Márcia Maia-PSB fez um resgate da história do Atheneu norte-rio-grandense, na sessão solene em homenagem aos 178 anos da mais antiga escola do Estado, realizada esta manhã na Assembleia Legislativa.
"Com mais de 178 anos de história, o Atheneu sobressai-se como a mais antiga instituição cultural e educacional do Estado. Durante gerações e gerações é responsável não apenas pela formação escolar, mas, sobretudo pela origem de hábitos e costumes que até hoje identificam o nosso povo", disse.
A deputada, que foi a propositora da homenagem, afirmou ainda que o colégio transformou o Rio Grande do Norte num grande pioneiro na educação no País, já que foi a primeira instituição pública de ensino brasileira.

"O brilhantismo de seu corpo de estudantes - continuou Márcia - "era resultado do rígido critério de admissão que exigia dos alunos a defesa de uma tese como uma das etapas do processo de entrada na escola.
Márcia Maia lembrou que desde a sua fundação até hoje, são incontáveis os personagens ilustres da história do Rio Grande do Norte, seja na política, direito, letras, comunicação e outras áreas com atuação destacada.
Ela relacionou alguns nomes como Basílio Quaresma Torreão, o fundador: Luiz da Câmara Cascudo; Celestino Pimentel; Olindina Lima Gomes da Costa, a primeira mulher a administrá-lo; Guilherme Vasconcelos Varela e Alvamar Furtado. Entre os professores ilustres relacionou Celestino Pimentel, Padre Luiz Gonzaga do Monte, Pedro Velho de Albuquerque Maranhão; Augusto Severo de Albuquerque Maranhão; Floriano Cavalcante de Barros e Edgar Barbosa.
Entre os alunos que passaram pelo Atheneu, Márcia Maia relacionou Ferreira Itajubá; Juvenal Lamartine; Café Filho; Aluizio Alves, Garibaldi Filho; ex-governadora Wilma de Faria> Dorian Gray Caldas; Raimundo Nonato Fernandes; Diógenes da Cunha; Alberto Maranhão, Onofre Lopes; Henrique Castriciano e Newton Navarro.
 Ao agradecer a homenagem, a diretora Marcelle de Lucena Noronha disse que se sentia lisonjeada com a solenidade e por duas vezes ter sido eleita diretora "de uma instituição de ensino de tão grande importância".
 "O colégio destacava-se não apenas pelas disciplinas lecionadas em sala de aula, mas também fora de sala de aula com laboratórios qualificados e que serviram à comunidade. Hoje o velho Atheneu enfrenta dificuldades como qualquer instituição pública de ensino. Depositamos votos de confianças nos compromissos firmados com a governadora Rosalba Ciarlini e a secretária Betânia Leite Ramalho que serão sanados em julho deste ano com uma grande reforma", afirmou

Nenhum comentário:

Postar um comentário