Governadora
recebe a visita do diretor do Instituto Paulo Freire de Los Angeles,
professor Carlos Alberto Torres, para tratar das comemorações dos 50
anos de implantação do Método Paulo Freire no município de Angicos.
A
conversa, ocorrida na residência oficial da governadora na manhã deste
sábado (31), contou também com a presença da secretária estadual da
Educação, professora Betania Ramalho, e tratou também do fortalecimento
da Educação Pública.
No
dia anterior, sexta-feira (30), a secretária Betania Ramalho e o
professor Carlos Alberto Torres estiveram visitando o município de
Angicos. Na oportunidade, estiveram na Escola “José Rufino” que está
completando 100 anos de existência, e conversaram com 04 ex-alunos
alfabetizados, na época, pelo Método Paulo Freire.
“Precisamos
celebrar um passado que pode ser importante para o futuro. Fiquei
impressionado em ver os ex-alunos de 50 anos atrás, e as marcas
positivas de um passado que pode muito bem ser reconstruído para que
possamos reinventar um futuro de uma Educação Pública forte e de
qualidade”, disse o professor Carlos Alberto Torres.
A
governadora Rosalba Ciarlini garantiu total empenho do Governo do
Estado para a efetivação de uma programação comemorativa à altura do
educador Paulo Freire.
“Há
50 anos, durante o governo Aluízio Alves, a cidade de Angicos foi um
modelo para o mundo com a implantação do Método Paulo Freire de Educação
Popular. No mês de setembro do próximo ano chegamos aos 50 anos da
implantação do método em Angicos, e é o momento de passarmos para as
novas gerações, através de um grande encontro, a importância de data tão
significativa para a Educação Pública de qualidade. Quem não olhar para
o passado, não tirar dele lições, não escreve o futuro”, destacou a
governadora Rosalba Ciarlini.
Para
a secretária Betania Ramalho, o momento em que se revisita o município
de Angicos e se mantém contato com pessoas do povo que vivenciaram e
foram alfabetizadas pelo Método Paulo Freire também deve servir para se
redobrar os esforços na busca de uma Educação Pública de excelência, com
cada um cumprindo o seu papel – governo, sociedade, educadores, e
famílias.
“Nosso
desejo é passar de uma Escola Pública onerosa de baixa qualidade para a
Escola Pública de excelência. O projeto do Governo busca o equilíbrio
da qualidade pedagógica com a valorização do professor. A Educação
Pública é um patrimônio nosso, de toda a sociedade. Nessa
responsabilidade de todos, a família jamais deve ficar distante do
processo educacional. Precisamos das famílias, dos pais acompanhado o
processo do ensino nas Escolas Públicas”, completou a secretária
estadual da Educação.
Carlos Alberto Torres
Carlos
Alberto Torres, natural da Argentina, leciona na Universidade de Los
Angeles (UCLA), é professor de Ciências Sociais e Educação Comparada. É
diretor do Centro Latino-Americano, sociólogo político da Educação, PHD
em Desenvolvimento Internacional da Educação pela Universidade de
Stanford– Estados Unidos, detentor de curso de Pós-doutorado em
Fundamentos Educacionais na Universidade de Alberta – Canadá.
É
diretor fundador do Instituto Paulo Freire de Los Angeles (desde 2002),
diretor fundador do Instituto Paulo Freire da Argentina (desde 2003), e
diretor fundador do Instituto Paulo Freire de São Paulo (desde 1993).
Considerado
um dos maiores especialistas nos estudos de Paulo Freire no mundo,
Carlos Alberto Torres escreveu seu primeiro livro sobre ele no ano de
1975. Começou a se comunicar através de cartas com Paulo Freire em 1976.
No início dos anos 80 passou a trabalhar com Paulo Freire, em São Paulo
e no exterior.
“Paulo
Freire sempre foi um grande amigo do diálogo. Ele sempre defendeu que
não se pode separar Educação Popular de Cultura Popular. Ele vai ser
homenageado como patrono da Educação Brasileira, e isso é merecido”,
lembra Carlos Alberto Torres.
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