segunda-feira, 16 de abril de 2012

SEEC participa de lançamento regional da Olimpíada da Língua Portuguesa

A Secretaria Estadual da Educação participou do lançamento regional da Olimpíada da Língua Portuguesa na cidade de Fortaleza. Equipe de técnicos da SEEC, liderada pelo subcoordenador de Avaliação Educacional, Afonso Gomes Filho, estiveram presentes ao evento que aconteceu na sexta-feira (13).

A Olimpíada estabelece gêneros específicos e apropriados para cada série: Poemas para os 5º e 6º anos do Ensino Fundamental; Memórias para os 7º e 8º anos do Ensino Fundamental; Crônicas para  o 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; Artigos de opinião para os  2º e 3º anos do Ensino Médio.

“O objetivo da olimpíada é estimular e aprimorar a didática dos professores no campo do conhecimento da Língua  Portuguesa”, informa o subcoordenador de Avaliação Educacional da SEEC.


Dividida em etapas, a seleção de textos dos alunos começa na escola, depois acontece no município, no estado, na região e por último em âmbito nacional. Na primeira etapa de seleção, professores e alunos escolhidos com os melhores 125 textos de cada gênero vão receber medalhas de bronze, livros e o direito a participar de diversas atividades de formação, como oficinas de leitura e escrita e visitas culturais.

Na etapa seguinte, com 152 finalistas, os selecionados receberão medalhas de prata e tablet. As Escolas receberão placa de homenagem.

No final, em Brasília, serão premiados os 20 alunos autores dos melhores trabalhos. Receberão medalhas de ouro e um notebook. Já as escolas ganharão laboratórios de informática com dez microcomputadores e impressora, além de projetor, telão e livros.

A Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa acontece a cada dois anos. Em 2010, o projeto alcançou a marca de 7 milhões de alunos da Educação Básica e 239 mil professores participantes em mais de 60 mil escolas públicas. As inscrições para a edição 2012 já começaram e seguem até o dia 25 de maio, através do site www.obmep.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário