quarta-feira, 20 de junho de 2012


Abertura dos Jogos da Juventude Escolar 2012 se transforma em grande festa do esporte

Solenidade de abertura dos Jogos da Juventude Escolar 2012 se transforma em grande festa democrática do desporto estudantil do Rio Grande do Norte. Com grande comparecimento de alunos/atletas e professores de todas as regiões do Estado, a abertura dos Jogos da Juventude Escolar, ocorrida na tarde/noite desta quarta-feira nas dependências do Ginásio do Instituto Sagrada Família, em Natal, evidencia a grande força do esporte como fator incentivador e congregador da juventude.


A solenidade de abertura contou com as apresentações da Banda de Música da Polícia Militar e do Grupo de Dança Popular do Colégio Marista de Natal. O grupo de dança do Marista foi classificado entre os melhores grupos escolares de dança do país, e representou o Brasil na Ginasíada, na Suíça, considerado o maior evento mundial do desporto escolar.


"Trata-se de um dos maiores eventos na área do desporto escolar e que reforça o protagonismo da Escola Pública. Mais de 70% dos participantes estão vindo de escolas do interior. Por sua dimensão e participação efetiva de estudantes de escolas públicas e privadas, os Jogos da Juventude Escolar, os Juverns, representam uma verdadeira festa democrática do desporto escolar", afirmou o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos, durante a abertura do evento.


Os Jogos da Juventude Escolar foram declarados abertos pelo vice-almirante Bernardo Gamboa, comandante do 3º Distrito Naval. Também estiveram presentes na solenidade o Capitão dos Portos do Rio Grande do Norte, capitão de fragata Rodolfo Gois de Almeida, o presidente do Conselho Estadual de Esporte, Fernando Nesi, e presidentes de diversos conselhos de modalidades esportivas.
Em sua etapa final, os Jogos da Juventude Escolar mobilizarão 3.000 alunos/atletas e 135 escolas. Pela primeira vez, os Jogos da Juventude, antes chamados de olimpíadas escolares, contam com a participação de escolas de todo o Rio Grande do Norte.
Os jogos da etapa final já foram iniciados e prosseguem até o dia 08 de julho. As disputas de Basquetebol já começaram na terça-feira (19) no ginásio do Salesiano.



O cronograma de competições dos Jogos da Juventude Escolar é o seguinte:
Atletismo: CAIC Lagoa Nova (30/06 e 1º/07).
Badminton: FACEX (29 E 30/06).
Basquetebol: Colégio Marista, Colégio Salesiano e CDF Avenida Deodoro (19 a 26/06).
Ciclismo: Rota do Sol, Pium (29 e 30/06).
Futsal: CAIC Lagoa Nova e Ginásio Jorge Tavares, Nova Parnamirim ( 25/06 a 1º/07).
Ginástica Rítmica: Colégio Nossa Senhora das Neves (07 e 08/07).
Handebol: Ginásio Sagrada Família (25/06 a 1º/07).
Judô: Colégio Maristela (23/06).
Luta Olímpica: CAIC Lagoa Nova (23/06).
Natação: Piscina do Complexo Educacional Henrique Castriciano (22 a 24/06).
Taekwondo: CAIC Lagoa Nova (23/06).
Tênis de Mesa: Ginásio do Complexo Educacional Henrique Castriciano (23/06).
Voleibol: Escola Doméstica e Colégio Contemporâneo (22 a 29/06).
Vôlei de Praia: Colégio Contemporâneo Cidade Verde (21 a 24/06).
Xadrez: Sede social do América Futebol Clube (07 e 08/07).


Os alunos/atletas que vêm de cidades do interior terão hospedagens e alimentação fornecidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e do Lazer.

Os campeões nas diversas modalidades da fase final irão representar o RN nas Olímpiadas Escolares Brasileiras. Este ano, as Olímpiadas Escolares nacionais, na categoria de 12 a 14 anos de idade, acontecerão na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, no mês de setembro.
Os campeões nas competições na categoria de 15 a 17 anos irão representar o Estado nas competições que serão realizadas na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, no mês de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário