segunda-feira, 9 de julho de 2012


Maria das Graças Brandão busca resgatar as brincadeiras de rua

Professora lança livro sobre Cantigas de Roda


O livro “Brincadeiras do Tempo da Vovozinha”, lançado em junho em sua segunda edição, busca resgatar as Cantigas de Roda e as brincadeiras tradicionais do folclore nacional.

A autora, Maria das Graças Brandão Soares, professora aposentada da UFRN, faz uma seleção de Cantigas de Roda como “Ciranda Cirandinha” e “Onde está a Margarida”. O livro, produto de pesquisa, traz também, com rica ilustração, Cantigas de Ninar, Cantigas Cumulativas, Jogos de Palavras, Travas-língua, Parlendas, e Jogos de Brincar e Correr. A ilustração do livro é de Fendy Soares e do neto de Maria das Graças, Hebert Pereira.

O livro de 184 páginas convida para uma viagem a um tempo em que a brincadeira reunia as crianças em autênticos grupos de comunidade. Busca resgatar, a partir da brincadeira de rua, simples e sadia, a interação afetiva da criançada.

 “Brincadeiras do Tempo da Vovozinha” destaca a obra de Luís da Câmara Cascudo e de Monteiro Lobato, e traz capítulo especial direcionado aos educadores o Ensino Fundamental I. A autora espera que o livro estimule as crianças a ser criança e a brincarem. “Que cantem as cantigas de roda do seu tempo para que estas não caiam no esquecimento”, convoca a professora Maria das Graças Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário