quarta-feira, 11 de julho de 2012

O legado de Dom Eugênio Sales está em toda parte


Eugênio Sales: projeto de Educação Popular
O falecimento de Dom Eugênio Sales na segunda-feira (9), aos 91 anos de idade, no Rio de Janeiro, nos remete a uma viagem pelas ações desse sacerdote que foi um dos maiores protagonistas da Igreja Católica e, consequentemente, da religiosidade nos últimos trinta anos no Brasil. Eugênio Sales foi também um dos homens de maior penetração e articulação sobre causas e interesses da Igreja Latino-americana junto ao Vaticano.

Seridoense de Acarí, dom Eugênio deixa um invejável aprendizado educacional semeado entre cristãos das dioceses de atuação, como Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, e entre os cristãos das terras potiguares. Mas, seu legado vai além disso. Dom Eugênio ultrapassou os limites das dioceses onde atuou e influiu na Igreja Católica como um todo no Brasil.

Religioso de fé e coragem, na década de 60, ele desenvolveu importantes projetos para educação de base junto às tradicionais CEBs – Comunidades Eclesiais de Base - em tempo em que vivenciar o sentido igreja não era tarefa fácil para o catolicismo brasileiro.

Com ótica de fé, dom Eugênio viu a necessidade da educação popular, em comunhão com demais organizações de diferentes ideologias que nasciam pela base operária e católica.
Foi então que surgiu o movimento de educação de base, as aulas radiofônicas, centros pastorais e bancos e sacristias de igrejas foram transformadas em salas de aulas.

Com a experiência de dom Eugênio, o povo de Deus não apenas ouvia as narrativas da Bíblia, mas também aprendia a ler e escrever. Era um povo caminhando para o conhecimento... Mas houve um corte nada sagrado nessa história com o golpe militar promovido pelas elites brasileiras. Momento em que dom Eugênio se viu diante de inquieta frase de Jesus: não se pode servir a dois senhores.

Sobre esse aspecto é bom lembrar que Eugênio Sales não fazia concessões quando o assunto era a fé do povo, a fé cristã. Não titubeava diante da perspectiva de sectarização de classes sociais junto a Igreja Católica. Afinal, para Dom Eugênio Sales, a opção preferencial da Igreja sempre foi por todos.

O legado dele está em cada canto dessas terras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário