quinta-feira, 12 de julho de 2012


 Mossoró sedia Encontro de Formação Continuada do Programa RN Alfabetizado 

Por Jean Custo
Parceria entre a 12ª Dired e o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy promove o 2º  Encontro de Formação Continuada do Programa RN Alfabetizado em Mossoró.
O Encontro aconteceu na terça-feira (11) no auditório da 12ª Dired (Diretoria Regional de Educação) e contou com a participação dos coordenadores de turmas do programa nas escolas cadastradas.   
Sala de aula do RN Alfabetizado em Mossoró
O evento apresentou como objetivo principal o trabalho de formação pela preservação do Meio Ambiente e a “Sustentabilidade Planetária”.  Foram apresentadas ações que contribuem com a educação e o meio ambiente através do ensino/aprendizagem.   
O programa
O RN Alfabetizado (antigo RN Caminhando) é um programa desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação em parceria com o Governo Federal (Brasil Alfabetizado). Os encontros oferecem a formação inicial e continuada durante os oito meses do programa. Uma formação dentro da perspectiva da alfabetização e do letramento, dentro da metodologia “Freiriana”.   
O programa é destinado a jovens e adultos acima de 15 anos que não são alfabetizados, oportunizando o acesso à leitura e escrita. O RN Alfabetizado disponibiliza uma carga horária de 320 horas, com jornada diária de 2 horas, oferecendo escolaridade mínima e Ensino Médio.
O programa tem 3.172 estudantes nas cidades de Areia Branca, Baraúna, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Mossoró, Serra do Mel, Tibau e Upanema.
O Instituto Presidente Kennedy elaborou todo o material didático (caderno pedagógico) que contribuiu com a  formação inicial e continuada. A professora Liz Araujo, que faz parte da formação continuada do “RN Alfabetizado pelo Instituto Kennedy”, disse que a metodologia “Freiriana” é de grande contribuição, pois apresenta uma meta da leitura social, e com isso resgata os valores existentes na nossa literatura que contribuem de forma positiva com o ensino e a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário