quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Delegados do Consude aprovam instalações esportivas e elogiam organização dos Jogos Sulamericanos Escolares em Natal

Joacy Bastos fala sobre organização dos Jogos na reunião do Consude
Em reunião do Conselho Sulamericano do Esporte (Consude) na manhã desta quarta-feira (8), o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos, apresentou todo o planejamento para a realização dos 18º Jogos Sulamericanos Escolares que serão realizados em Natal no período de 29 de novembro a 06 de dezembro deste ano. 

A reunião do Consude fecha a Visita Técnica feita pelos delegados e representantes de 11 países do Continente com o objetivo de vistoriar as instalações esportivas (ginásios e piscinas) e não desportivas (hotéis) que serão utilizadas durante os Jogos Sulamericanos. 


“Todos os pontos que vistoriamos estão excelentes. Tudo está muito bem planejado e organizado. Do Peru, felicitações ao Rio Grande do Norte, nota 10”, disse Oscar Hamada Onaga, representante oficial do Peru. 


Opinião semelhante sobre o processo de planejamento e organização dos Jogos Sulamericanos Escolares que está sendo feito pelo Governo do RN, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, tem a representante oficial do Chile, Maria Jose Pradenas Arriagada. 


“Voltaremos muito tranqüilos ao Chile. Vimos que as instalações dos alojamentos, hotéis, são muito boas. Muito boa também a atenção das pessoas. As instalações esportivas contam com todo o necessário para a boa execução dos Jogos. A Comissão Organizadora Local está avançada nas áreas de Saúde, Transporte, Alimentação, Segurança e Comunicação”, afirmou Maria Jose Pradenas.

Noha Beatriz Jara Figueredo, representante do Paraguai, chamou a atenção para a beleza de Natal e a qualidade da rede hoteleira. "Natal é uma cidade incrivelmente bela. Os hotéis são de primeira classe e as instalações esportivas estão dentro das recomendações internacionais", falou Noha Figueredo. 

O representante oficial da Bolívia, Roberto Luna, acredita que os Jogos Sulamericanos Escolares em Natal podem entrar para a história por sua organização. “As instalações estão muito boas. Vejo que a Secretaria do Esporte tem muito interesse em que sejam os melhores Jogos Escolares da história, e creio que isso pode acontecer”, ressaltou Roberto Luna. 


Após fazer um relato das providências que o Governo do Rio Grande do Norte tem tomado na organização dos Jogos, o secretário Joacy Bastos chamou a atenção para a transformação de sonhos em realidade através do Esporte. 

“O mundo é daqueles que sonham, principalmente daqueles que têm a coragem de transformar os sonhos em realidade. Neste momento, sinto a realidade do crescimento do desporto escolar no Rio Grande do Norte e na América do Sul. Estamos trabalhando pelo desenvolvimento social de nossas crianças e de nossos jovens pela via do esporte escolar”, destacou Joacy Bastos. 

A comitiva de delegados do Consude, representantes de 11 países do Continente, que está em Natal desde segunda-feira (06), em Visita Técnica para os Jogos Sulamericanos Escolares, é composta dos delegados da Argentina (Gabriel Andreu), Bolívia (Roberto Luna), Brasil (Rivaldo Araújo da Silva), Chile (Maria José Pradenas), Colômbia (Luis Eduardo Lombo), Equador (Líder Mendonza), Paraguai (Noha Beatriz Jara Figueredo), Peru (Oscar Lawrence Hamada Onaga), Uruguai (Maria Susana Fenocchi), Suriname (Carl Lijong) e Venezuela (Ela Mata). 

O lançamento dos 18º Jogos Sulamericanos Escolares acontece na tarde desta quarta no auditório da Governadoria, Centro Administrativo, com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e dos delegados do Consude. 

Amanhã, quinta-feira (9), às 9h, a comitiva fará visita técnica na Pista de Atletismo do Campus da Universidade Federal da Paraíba que sediará as competições de Atletismo dos 18º Jogos Sul-Americanos Escolares. Todas as outras modalidades serão sediadas em Natal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário