sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Emoção e festa na abertura dos 1ºs Jogos Paradesportivos do RN

Joacy  Bastos abre Jogos Paradesportivos do RN (Foto: Antonio Elenilson)

Abertura dos 1ºs Jogos Paradesportivos Escolares do RN acontece em clima de emoção e de festa com efetiva participação de instituições, escolas e atletas. 

A solenidade ocorreu na tarde noite desta sexta-feira (17) no ginásio de esportes do Colégio PH3 em Parnamirim. 

A tocha olímpica deu entrada no ginásio conduzida pelo paraatleta Abner Nascimento de Oliveira, 17 anos, campeão brasileiro de Judô nas Olimpíadas Escolares de 2011. 

Outro nome de peso do desporto paralímpico nacional, a atleta Jasmim Dias Ribeiro, 15 anos, fez o Juramento do Atleta. Jasmim é ganhadora de 04 medalhas de ouro na Natação nos Jogos Paralímpicos Nacionais de 2011. 

“É um grande incentivo para os atletas paralímpicos, que não têm grandes oportunidades, uma promoção como esta dos Jogos Paradesportivos. A secretaria do Esporte está certa em promover estes jogos”, disse Jasmim Dias. 

A solenidade de abertura contou com a presença de cerca de 100 paraatletas, da Banda de Música “Trampolim da Vitória” da Fundação Parnamirim de Cultura, e do espetáculo da Companhia Gira Dança. 

“Este participativo evento marca em todos nós a convicção de que somos capazes de superarmos todos os obstáculos que apareçam em nossas vidas. O esporte, mais do que nunca, nos garante a possibilidade de vivenciarmos a transformação de sonhos em realidade”, afirmou o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos. 

Os Jogos Paradesportivos Escolares acontecem desta sexta até domingo (19) na cidade de Parnamirim. Os Jogos servirão também como seletiva para as Paralimpíadas Escolares Brasileiras que serão realizadas em São Paulo no mês de outubro. 

Os jogos acontecem no Ginásio do Colégio PH3, na pista de atletismo do CCTAN e na Escola Estadual Maria Cristina. Estão em disputa as modalidades de Atletismo, Bocha, Natação, Voleibol Sentado, Judô e Goalball. 

No mesmo período dos Jogos, acontecerão também torneios paralelos de grupos de futebol de amputados, voleibol sentado, futebol de cindo e basquetebol com cadeiras de rodas. 

Os Jogos são promovidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, tendo como parceiras as secretarias de Educação, e de Desporto e Juventude do município de Parnamirim. 

Participam dos Jogos Paradesportivos Escolares do RN em torno de 100 atletas representando instituições de cinco municípios do Estado: Natal, Parnamirim, Pureza, Goianinha e Ceará Mirim. Estão presentes nos Jogos, o IERC (Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos), Sadef (Sociedade dos Amigos dos Deficientes Físicos), Advirn (Associação dos Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte), Cadef (Centro de Apoio do Deficiente Físico), Fundação Karis e APAE Pureza. 

Programação

ATLETISMO (CCTAN)
Sexta (17/08) a partir das 9h

NATAÇÃO (Colégio PH3)
Sábado (18/08) a partir das 8h30

BOCHA (Colégio PH3)
Sábado (18/08) a partir das 8h30

GOALBALL (Colégio PH3)
Domingo (19/08) 9h

VOLEIBOL SENTADO (Colégio PH3)
Data: Domingo (18/08) 11h

JUDÔ (Escola Estadual Maria Cristina)
Domingo (19/08) 9h

Nenhum comentário:

Postar um comentário