quinta-feira, 16 de agosto de 2012

IDEB diz: escola da rede estadual do RN é a pior do Brasil


Escola estadual do RN garante lanterna no IDEB 
A Escola Estadual João Tomaz Neto, de ensino médio e fundamental, localizada em Lagoa de Pedras, é a lanterninha em todo o Brasil. A Escola Estadual João Tomaz Neto obteve o lamentável índice de 1,0 ponto. 

O município onde a “João Tomaz Neto” está localizada, Lagoa de Pedras, região Agreste, tem até um bom desempenho no IDEB. Lagoa de Pedras teve progressão nos índices, em 2009 era de 3,1 pontos, e agora em 2011 alcançou 4,0 pontos. 

As autoridades da área educacional de Lagoa de Pedras disseram ao AnoteRN que lamentam a inclusão do município em noticiários nacionais devido ao péssimo desempenho de uma escola que é de responsabilidade da Secretaria Estadual da Educação. 

Questionada sobre o feito da Escola Estadual João Tomaz Neto, que consegue ser a lanterninha entre milhares de escolas brasileiras, a secretária da Educação, Betania Ramalho, disse que, apesar de não conhecer a escola, tem conhecimento de seus baixos desempenhos, e acredita que parte de suas deficiências pode ser justificada pela falta de uma liderança pedagógica. “O gestor deve averiguar os problemas pedagógicos como falta de professores e abandono de alunos”, explicou. 

Se por uma lado existem os descasos da Educação, por outro se destaca quem realmente encara o ensino com competência e seriedade. 

A Escola Municipal Nossa Senhora da Guia, de Parnamirim, é a escola campeã do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no RN, alcançando o índice de 6,7 pontos, e ultrapassando todas as metas – estadual, municipal e nacional. Parnamirim também foi o único município da região metropolitana que superou a meta de 4 pontos para os anos iniciais do Fundamental, alcançando 4,1. 

3 comentários:

  1. Realmente, além das autoridades, os profissionais da educação lamentam a forma pela qual a notícia está sendo veículada. A mídia precisa entender o contexto do que está publicando para não cometer danos aos trabalhos que são desenvolvidos com tanta dedicação e que tem resultado em uma escada crescente, assim minimizando o baixo índice em que o município se encontrava em 2005, que era de 1,9.

    ResponderExcluir
  2. Como bem sabemos a rede municipal do município de Lagoa de Pedras vem demonstrando gradativamente um avanço relacionado ao fazer pedagógico, claro que precisamos melhorar e muito, mas é bem relevante destacar esse avanço de 2005 para 2011, em fim, esse resultado da crescente escada do IDEB é fruto do esforço de todos que atuam na educação, gestores, professores, coordenação pedagógica, alunos, família, entre outros. Vale salientar que essa dedicação para com o fazer pedagógico deve ser alimentada frente a uma boa gestão, que visualize a educação como alternativa para amenizar e ou sanar os problemas que emergem na sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Lamentável a situação de lanterninha encontrada na educação do rn, sabendo-se da falta de professores qualificados nas escolas do ensino médio,também escolas que há mais de dois anos estão com suas obras de reformadas paralisadas sem nenhuma resposta concreta de concclusão, tudo isso e muito mais são pontos essenciais para essa baixa nota no IDEB.

    ResponderExcluir