quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O cinema retratando o talento nordestino é destaque no Teatro de Cultura Popular em Natal
Filme sobre Humberto Teixeira, o "doutor do Baião"

O Circuito de Audiovisual do Agosto da Alegria 2012 recebe dois grandes diretores do cinema brasileiro. Lírio Ferreira e Eduardo Escorel apresentam no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, em Natal, os documentários “O Homem que engarrafava Nuvens” e “Chico Antonio, um Herói de Caráter”. A entrada é gratuita.

O filme “O Homem que Engarrafava Nuvens” conta a história do baião através da trajetória de um de seus maiores expoentes, o letrista e compositor Humberto Teixeira, conhecido como o “doutor do baião”. Responsável por clássicos como “Asa Branca” e “Adeus, Maria Fulô”, Teixeira atingiu o estrelato na década de 50. O filme de Lírio Ferreira mistura documentário e um leve tom ficcional para prestar um tributo à memória de Teixeira.

“Chico Antonio, um Herói de Caráter” retrata o encontro entre o cineasta Eduardo Escorel e o cantador de Cocos, Chico Antonio. Em 1929, Chico Antônio já era um talentoso cantador de cocos quando conheceu o escritor Mario de Andrade, que visitava o interior potiguar. Encantado com as cantigas do vaqueiro, o escritor descreveu o encontro no livro “O Turista Aprendiz”.

Quarenta anos depois, o cineasta Eduardo Escorel empreendeu uma visita ao interior do Rio Grande do Norte e localizou o personagem descrito pelo modernista. O resultado desse encontro pode ser visto no documentário Chico Antônio, Um Herói de Caráter, que mostra um personagem real, mas com dimensões heroicas, de gigante da cultura popular.

Horários

Dia 15/08 – 19h - Chico Antônio, Um Herói de Caráter. Após a exibição conversa com o diretor Eduardo Escorel

Dia 16/08 – 19h - O Homem que Engarrafava Nuvens. Após exibição conversa com o diretor Lírio Ferreira.

Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel

Entrada Gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário