terça-feira, 14 de agosto de 2012

Parnamirim recebe a 1ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares do RN

Abertura dos Jogos terá Gira Dança
A cidade de Parnamirim vai receber no período de 17 (sexta-feira) a 19 (domingo) deste mês os 1ºs Jogos Paradesportivos Escolares do RN. Os Jogos servirão também como seletiva para as Paralimpíadas Escolares Brasileiras que serão realizadas em São Paulo no mês de outubro. 


A abertura do evento acontece na sexta (17), 17h30, no Ginásio de Esportes do Colégio PH3 e contará com Banda de Música e apresentação cultural da Companhia Gira-Dança. 

Os jogos acontecerão no Ginásio do Colégio PH3, na pista de atletismo do CCTAN e na Escola Estadual Maria Cristina. Serão disputadas as modalidades de Atletismo, Bocha, Natação, Voleibol Sentado, Judô e Goalball. 

No mesmo período dos Jogos, acontecerão também torneios paralelos de grupos de futebol de amputados, voleibol sentado, futebol de cindo e basquetebol com cadeiras de rodas. 

“Esses jogos têm como objetivo oportunizar as crianças e jovens com deficiências as condições para que, por meio do Esporte, consigam a superação com desdobramentos positivos na própria vida”, afirmou o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos. 

Os Jogos são promovidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, tendo como parceiras as secretarias de Educação, e de Desporto e Juventude do município de Parnamirim. 

Participam do evento diversas alunos de escolas públicas e privadas e as instituições Sadef (Sociedade dos Amigos dos Deficientes Físicos), Advirn (Associação dos Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte), Cadef (Centro de Apoio do Deficiente Físico), IERC (Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos do RN), Fundação Care, APAE Pureza e CRI Natal. 

Gira Dança

Gira Dança é uma companhia de dança contemporânea formada por pessoas com e sem deficiência que tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências. 

A companhia foi criada em Natal (RN) em 2005 pelos bailarinos Anderson Leão e Roberto Morais, e teve sua estréia nacional na Mostra Arte, Diversidade e Inclusão Sócio-cultural, realizada no Rio de Janeiro, em maio de 2005. Desde então, tem se apresentado em palcos de todo o Brasil num trabalho que rompe preconceitos, limites e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea.

Programação

ATLETISMO ( CCTAN )

- Data : Sexta (17/08) a partir das 9h
NATAÇÃO ( PH3)

- Data : Sábado (18/08) a partir das 8:30h

BOCHA (PH3)

- Data : Sábado (18/08 ) a partir das 8:30h

GOALBALL (PH3)

- Data: Domingo (19/08) 9h
VOLEIBOL SENTADO (PH3)

- Data: Domingo (18/08) 11h

JUDÔ (Maria Cristina)

- Data : Domingo (19/08 ) 9h

Nenhum comentário:

Postar um comentário