terça-feira, 28 de agosto de 2012

SETHAS capacita equipes técnicas do programa BPC na Escola no RN

Encontro do BPC na Escola na região oeste do RN
Técnicos que irão aplicar os questionários e operacionalizar o sistema de informatização do programa BPC na Escola (Programa de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social) participam de treinamento com duas etapas - quarta (29) e quinta-feira (30), em Natal. 

O 1º Encontro Intersetorial do Programa BPC na Escola será realizado em dois dias – 29 e 30 de agosto – no Hotel Monza. Durante o evento haverá a apresentação do questionário (que será aplicado às pessoas com deficiência de até 18 anos) e como se dará sua inserção no sistema de Informação. A apresentação será feita pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Wallace Dias Freitas. 

À tarde, haverá uma oficina de trabalho com simulação sobre o preenchimento do questionário do Programa BPC na Escola. Também será feita uma explanação sobre as ações intersetoriais do programa no âmbito do Estado. 

O BPC na Escola está implantado nos 167 municípios potiguares, sendo o Rio Grande do Norte o primeiro estado brasileiro a atingir, em 100%, a adesão ao programa. 

É um programa desenvolvido pelo Governo Federal, através dos ministérios de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, da Educação, da Saúde, e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. O objetivo é promover a elevação da qualidade de vida das pessoas com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiárias do programa, garantindo-lhe o acesso e permanência na escola, por meio de ações articuladas da área de Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos Humanos. 

Dados do sistema de informação do programa BPC na Escola mostram ainda a existência de 8.794 pessoas com deficiência, abaixo de 18 anos, no Rio Grande do Norte. Deste total, 4.477 (51%), encontram-se fora da escola. 

O Governo do Estado, através das Secretarias de Estado do Trabalho e da Assistência Social, da Educação, Saúde e da Coordenadoria dos Direitos Humanos, assumiu o compromisso de desenvolver estratégias para superação das barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiências, garantindo-lhes o acesso à escola.

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