quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Delegação do RN viaja para Poços de Caldas com expectativa de trazer medalhas

Equipe de Luta Olímpica no Aeroporto Augusto Severo
Delegação norteriograndense de esportes individuais viaja para Poços de Caldas com expectativa de trazer medalhas para o Estado nas Olimpíadas Escolares 2012. 

Durante esta quarta-feira (05), 89 atletas e técnicos de modalidades individuais viajaram para a cidade de Poços de Caldas, MG, onde representarão o Rio Grande do Norte nas Olimpíadas Escolares, que acontecem no período de 05 a 16 deste mês, categoria de 12 a 14 anos. 


No Aeroporto Augusto Severo, momentos antes do embarque, o clima entre atletas, pais e técnicos, era de satisfação com a organização da delegação e de expectativa positiva quanto a conquista de medalhas. 


“Esta nossa ida para representar o Rio Grande do Norte é um grande incentivo para o esporte. É bom para os atletas e é bom para o Estado”, disse o atleta de Badminton, Alisson Soares da Silva, 13 anos. 


Equipe de Xadrez do RN momentos antes do embarque

A professora Lênia Damasceno, técnica da equipe de Xadrez do RN, destaca o incentivo que o esporte amador e escolar do Estado vem recebendo. 

“Antes a gente não tinha esse apoio. Agora estamos vendo o Governo do Estado dando o apoio necessário com passagens e hospedagens. Está melhorando todo o esporte do Rio Grande do Norte e isso vai repercutir também na vida do jovem como atleta e como estudante”, destaca Lênia Damasceno. 


Francisco Alisson Muniz, 14 anos, enxadrista da equipe comandada por Lênia Damasceno, também destaca o apoio que vem sendo dado ao esporte. “É importante para minha carreira como enxadrista ir para as Olimpíadas Escolares. O Xadrez é um esporte que ajuda no desempenho na Escola, na concentração, na Matemática, no raciocínio. O apoio que o Estado está dando a todos nós serve de grande incentivo”, disse Francisco Muniz. 

O técnico da equipe do RN de Luta Olímpica, Fernando Antonio da Silva Ramos, faz um comparativo entre o passado e o presente. 

“Antes se fazia sorteio para ver quem ia de ônibus para as Olimpíadas Escolares, as vagas eram poucas. Hoje todos vão de avião. O Estado está ajudando e agora podemos ter um resultado melhor. Para esses atletas que vão é um fato histórico”, afirma Fernando Antonio, que comanda uma equipe de cinco atletas, quatro deles de escolas públicas. 


Ingrid de Souza, 14 anos, atleta de Ciclismo, vai para as Olimpíadas Escolares com expectativa de conquistas. “Ir as Olimpíadas é uma experiência muito importante. Este ano vamos conseguir medalhas no Ciclismo”, almeja. 

A mãe de Ingrid, Ursula Jovelina de Morais Paiva, se mostra feliz com a presença da filha na delegação do RN e destaca o apoio do Estado ao esporte. “Fico muito feliz e animada. Vejo que tem crescido o investimento do Estado no Esporte. Está diferente de tempos atrás, está melhor”.

A atleta de Tênis de Mesa, Marina Chen Higashikawanchi,13 anos, vê as Olimpíadas como uma grande oportunidade que o Estado está oferecendo. “Acho muito legal. É um incentivo que o Estado está dando”.

Equipe de Tênis de Mesa do RN 

O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos, também presente na delegação que embarcou na tarde desta quarta para Poços de Caldas, declarou que “o Esporte do RN continua em processo acelerado de reconstrução em sua base rumo aos objetivos preconizados pelo Movimento Olímpico Brasileiro. O Governo do Estado está investindo e as pessoas estão reconhecendo. O avanço é inegável”. 


A delegação de esportes individuais viajou em dois voos nesta quarta-feira. O primeiro saiu às 2h05 conduzindo 60 integrantes, entre atletas e técnicos, e o segundo às 16h10 com 29 integrantes. O restante da delegação do RN, dos esportes coletivos, viajará na próxima segunda-feira (10). 

O anúncio dos avanços no Esporte Escolar e a entrega simbólica das passagens foram feitos na última segunda-feira (03) pela governadora Rosalba Ciarlini, em grande reunião com participação de cerca de 400 pessoas, entre atletas, pais e técnicos, no auditório da Emater, Centro Administrativo, em Lagoa Nova. 

Na oportunidade, a governadora destacou o momento que está sendo vivenciado pelos atletas/alunos e o esforço do Governo em apoiar o esporte. “Estamos fortalecendo nossos atletas e dando condições para que eles possam participar das competições locais, mas também das disputas nacionais. Os nossos campeões estão indo defender a nossa camisa, nossa bandeira, nosso Estado”, declarou Rosalba Ciarlini. 

Todo o processo de resgate do esporte de base no Rio Grande do Norte vem sendo conduzido pela Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer (SEEL). Os estudantes que representarão o RN nas Olimpíadas escolares foram vitoriosos nas competições dos Jogos da Juventude Escolar do Estado (Juverns), promovidos e organizados pela SEEL, e disputado de 20 de junho a 7 de julho, que reuniram 3 mil esportistas de 135 escolas de todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário