domingo, 23 de setembro de 2012

Medalha de ouro do RN no Xadrez se prepara para Jogos Sulamericanos em Natal

Alysson: agressivo com as peças brancas e também com as pretas
Campeão brasileiro em sua categoria, 12 a 14 anos, e medalhista de ouro no Xadrez nas Olimpíadas Escolares 2012, o atleta Alysson Muniz já se prepara para os Jogos Sulamericanos que acontecem em Natal de 29 de novembro a 06 de dezembro deste ano. 

Francisco Alysson Muniz, 14 anos, conquistou o título de campeão brasileiro e medalha de ouro para o RN nas Olimpíadas Escolares, que ocorreram em Poços de Caldas, MG, no período de 05 a 16 de setembro. Em cinco partidas, Alysson empatou uma e ganhou as outras quatro.

Desde os 09 anos de idade, Alysson joga Xadrez. Em 2008 foi campeão nordestino de Xadrez na categoria mirim. Nos anos de 2009, 2010 em sua categoria. No ano de 2011, mesmo disputando na categoria Infantil, acima da sua, foi campeão invicto dos JERNS.

Perguntado sobre o que é o jogo de Xadrez, Alysson responde sem hesitação:

“É semelhante a um jogo de guerra em que o objetivo principal do jogador, seja ele o de peças brancas ou de peças pretas, é vencer o adversário. Essa vitória acontece quando ele consegue dar xeque-mate no rei do adversário. Se não existir xeque-mate por nenhum dos lados, a partida é considerada empatada”, conta.

Na explicação, Alysson esclarece a questão das peças pretas e brancas. “Em geral, o jogador que está com as peças brancas inicia a partida. Mas, isso não significa que o que está com as peças pretas só fique na defensiva. Ele vai ter que atacar também”, diz o campeão.

Em sua trajetória de sucesso em Poços de Caldas, Alysson jogou três partidas com as peças pretas e duas com as brancas.

Para a professora Lênia Damasceno, Alysson tem um jogo agressivo, independente das peças que utilize no jogo. “Ele domina a tática e a estratégia. Tem um bom conceito de abertura do jogo e um excelente final”, destaca Lênia.

Alysson Muniz está em forte ritmo de treinamento para os Sulamericanos Escolares. Treina em seu colégio, o Henrique Castriciano, e na Academia Damasceno de Xadrez. Sempre acompanhado de sua técnica Lênia Damasceno.

Desde criança

A professora Lênia Damasceno joga Xadrez desde criança e já foi 07 vezes campeã de Xadrez do Rio Grande do Norte. É professora da Academia Damasceno e do Henrique Castriciano. A Academia Damasceno, localizada na Avenida Antonio Basílio, Morro Branco, foi fundada por seu pai Alécio Damasceno e é uma das referências do Xadrez em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário