terça-feira, 18 de setembro de 2012

Seminário de Bibliotecas Universitárias de olho nas novas tecnologias

Interesse maior está nas novas tecnologias
O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, que acontece de domingo (16) a sexta-feira (21), no Centro de Treinamento e Eventos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), na cidade de Gramado, tem como grandes destaques o salão de exposições de produtos e serviços.

O evento que reúne 1.200 participantes diretos deverá ter a visita de mais de 6.000 pessoas em seus 06 dias. Iremos, no decorrer das próximas postagens, abordar alguns dos principais destaques do Seminário que atrai para Gramado, educadores, editores e gestores do mundo universitário de todas as regiões do Brasil e também do exterior.

O tema que prevalece no evento é o da utilização de novas tecnologias para estender o alcance da biblioteca universitária e, posteriormente, de escolas do ensino básico.

Um dos destaques da programação da tarde desta terça-feira (18) é a palestra de Gregory Cordano, diretor da Unbound Medicine (UDB International), que falará sobre um programa que disponibiliza para médicos, profissionais da Saúde e estudantes de medicina, artigos, notícias, informações e livros da área médica de várias das mais renomadas universidades mundiais.


Biblioteca Virtual


No amplo salão de estandes, um dos destaques é o grupo da Biblioteca Virtual. Utilizado por cerca de 120 instituições de ensino do país, entre elas a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), do Rio Grande do Norte, o programa já tem mais de 1 milhão de usuários.

A Biblioteca Virtual, lançada em 2005, pela empresa Pearson, com sede em São Paulo, reúne, hoje, 2.000 livros em 40 áreas do conhecimento. Voltada para professores e estudantes, ela disponibiliza os livros para acesso ilimitado e com a possibilidade de impressão de textos. “A Biblioteca Virtual não limita o conhecimento”, informou seu gerente de negócios, Tiago Scaff.

Por enquanto, a assinatura da Biblioteca Virtual só pode ser feita por instituições de ensino.



Gramado, RS, Isaias Oliveira, Revista Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário