quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Delegação do RN tem desempenho histórico nos Jogos Paralímpicos Escolares Brasileiros

Atletas da delegação do RN nos Paralímpicos Escolares
A delegação do RN conquista 27 medalhas, sendo 15 de ouro, e tem desempenho histórico nos Jogos Paralímpicos Brasileiros 2012 realizados na cidade de São Paulo no período de 15 a 20 de outubro. 

O Rio Grande do Norte esteve presente com 23 atletas (entre masculino e feminino). Participaram atletas deficientes visuais, amputados, PC ( paralisados cerebrais) e deficientes intelectuais. 

Foram conquistadas pela delegação do RN 15 medalhas de ouro, 09 de prata e 03 de bronze. 

No Atletismo, o atleta Ismael Tenório de Souza conquistou 03 medalhas de ouro: nos 100 metros – categoria B; no lançamento de dardo – categoria B; e no Salto em Distância – categoria B. A atleta Thalita Vitória Simplício da Silva conquistou 03 medalhas de ouro: nos 100 metros – categoria A; no lançamento de Pelota – categoria A; e no Salto em Distância – categoria A. 

Também no Atletismo, o atleta Gleyvison Luiz Lopes Araujo ganhou 02 medalhas de bronze: nos 100 metros – categoria A; e no lançamento de Pelota – categoria A. A atleta Amanda Emilly Fernandes de Santana conquistou medalha de prata no lançamento de Pelota - categoria A. 

Na Natação, a atleta Cecília Kethlen Jerônimo de Araujo conquistou 03 medalhas de ouro: nos 50 metros livre – categoria A; nos 100 metros livre – categoria A; e nos 50 metros borboleta – categoria A. 

O atleta José Welton Pereira do Nascimento conquistou 02 medalhas de ouro e 01 de bronze. Os ouro foram nos 100 metros livre – categoria A; e nos 50 metros peito – categoria A. O bronze foi ganho nos 50 metros livre – categoria A. 

Também na Natação, o atleta Gustavo Tavares conquistou medalha de ouro nos 100 metros peito – categoria B; medalha de prata nos 50 metros livre – categoria B; e medalha de bronze nos 50 metros borboleta – categoria B. 

Muller Douglas Freire da Silva conquistou medalha de ouro nos 400 metros livre – categoria B; e bronze nos 100 metros livre – categoria B. Camila Kethelyn da Silva Oliveira conquistou medalha de prata nos 50 metros costa - categoria A; e bronze nos 100 metros livre – categoria A. Jasmim Dias Ribeiro conquistou medalha de prata nos 100 metros livre – categoria B. 

No Judô, o atleta Abner Nascimento de Oliveira conquistou a medalha de ouro na categoria B – SC visual; o atleta Pablo Bruno Ciríaco Borges da Cruz conquistou medalha de bronze na categoria A – SC visual. 

O Governo do Rio Grande do Norte garantiu as passagens aéreas de ida e volta, para São Paulo, para os 23 atletas e mais 09 membros da delegação. 

Os atletas que competiram em São Paulo foram os vitoriosos nos 1ºs Jogos Paradesportivos Escolares do Rio Grande do Norte realizados em Parnamirim em agosto deste ano. 
Lance de Bocha nos Jogos Estaduais

“Os Jogos Paradesportivos Escolares do RN foram um marco no paradesporto do Estado. Antes, tudo era feito de forma aleatória. Agora, a partir dos Jogos Paradesportivos do Estado, existe uma organização que garante a seleção dos melhores atletas nos colocando em pé de igualdade na disputa com os outros estados”, afirmou a professora de Educação Física e chefe da delegação do RN nos Jogos Paralímpicos Escolares, Wilma Farkat Prima Pereira Gomes. 

Formaram a delegação atletas de escolas estaduais e municipais das cidades de Parnamirim, Natal, São Gonçalo do Amarante, Pureza e São Tomé.

Nos Jogos Paralímpicos Escolares, que contaram com 1.200 atletas de todas as partes do país, foram disputadas competições nas modalidades de Atletismo (Parque Ibirapuera), Goalball (Escola de Educação Física da PM/SP), Natação (Escola de Educação Física da PM/SP), Bocha e Judô para cegos (Palácio das Convenções do Anhembi). 

Confraternização 

Na próxima sexta-feira (26), 8h, a delegação do Paradesporto Escolar, que conseguiu desempenho histórico em São Paulo, fará uma confraternização no Clube do Aconchego no município de Parnamirim. Estarão presentes na confraternização dois dos melhores atletas do Paradesporto nacional medalhistas de ouro no Atletismo nas Paralimpíadas de Londres 2012 - Alan Fonteles e Yohansson Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário