domingo, 7 de outubro de 2012

Duas lideranças na Educação que as urnas de Natal consagram

Amanda Gurgel

Os resultados que saíram das urnas desse domingo (7), em Natal, apontam duas novas lideranças emanadas da escolha popular na área da Educação do Rio Grande do Norte. 

A primeira é a professora Amanda Gurgel que, com a votação história de 32.819 votos, elegeu a si mesma e a mais dois companheiros de sua pequena coligação.

Amanda Gurgel surgiu no cenário estadual e, quase que simultaneamente, nacional, através de vídeo com depoimento seu feito em maio de 2011 em audiência pública sobre Educação no plenário da Assembléia Legislativa.


Naquela ocasião, o Governo do Rio Grande do Norte se fazia representar pelos secretários do Planejamento e da Educação. Os dois falaram na audiência pública, mas se limitaram a aspectos burocráticos e não mostraram perspectivas. No vácuo criado pela falta de discurso oficial, a professora Amanda Gurgel fez pronunciamento inflamado e de improviso sobre a Educação pública do Rio Grande do Norte que tomou conta das redes sociais do país.

Agora, com votação consagradora, Amanda Gurgel está mostrando que não se tratava apenas de 15 minutos de fama. 
Eleika Bezerra
A segunda é a professora Eleika Bezerra. Lembrada na área educacional como gestora eficiente, a professora Eleika Bezerra agora agrega a seu currículo algo que não se consegue apenas com os bancos escolares - o mandato popular. 

Eleika Bezerra foi eleita vereadora de Natal com 2.210 votos e desponta como liderança de fato e legítima no cenário educacional do Estado.

E tem mais. Eleika Bezerra reafirmou seu compromisso, registrado em cartório, de que vai destinar seu salário de vereadora para ações voltadas para a Educação e para ajudar aos idosos carentes.

“Felizmente, eu e minha família dispomos do necessário para termos uma vida digna. Por isso, me acho no dever de abdicar do salário como vereadora para lutar por uma causa que eu dediquei toda a minha vida, a educação”, disse Eleika Bezerra.

Educação na Pauta

Esses dois nomes, um ligado à esquerda e outro com trânsito fácil junto às hostes governistas, podem colocar, finalmente, a  Educação como pauta prioritária na Câmara Municipal de Natal e, consequentemente, junto a Prefeitura de Natal.

São nomes que podem arejar um legislativo municipal marcado pela renovação. 17 dos 29 vereadores são estreantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário