segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Escola municipal de Natal tem projeto de ensino de Robótica


Professor Antonio Barros, da UEPA
O Instituto do Cérebro da UFRN está desenvolvendo na Escola Municipal Juvenal Lamartine, no bairro do Alecrim, Natal, projeto de incentivo à iniciação científica com ensino de Robótica.

No dia 28 do mês passado aconteceu a primeira oficina de robótica para preparação dos monitores que atuarão na “Juvenal Lamartine”. 

Na oficina, os alunos universitários foram instruídos pelo professor Antonio Barros, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), para uma condução didática dos princípios da Robótica junto ao alunado da Escola da rede municipal de Natal. 

A oficina de preparação para os monitores explora as funcionalidades de uma plataforma eletrônica de hardware livre chamada “Arduíno”. Após o treinamento, os monitores estão capacitados para lidarem com o conteúdo e transmitirem de forma clara para os alunos que integrarão o projeto. 

Segundo o professor do Instituto do Cérebro, Antonio Pereira, a oficina faz parte do programa “Engenheiro do Futuro”, financiado pelo Ministério da Educação, e que tem por objetivo despertar vocações tecnológicas entre os estudantes da rede pública. 

“A primeira edição do projeto está sendo feita na Escola Juvenal Lamartine, que já tem o Núcleo de Cognição Aplicada à Educação implantado pelo Instituto do Cérebro. Depois o projeto deverá ser levado para outras escolas municipais”, disse Antonio Pereira. 

No primeiro momento, os monitores participarão da implantação de uma feira de robótica itinerante projetada para despertar o interesse de futuros novos estudiosos dessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário