domingo, 28 de outubro de 2012

O programa que disponibiliza conteúdo de alto nível para ajudar no diagnóstico médico

Gregory Cordano: "Disponibilização de conteúdo em tempo real e em qualquer lugar"

Matéria publicada na edição de outubro da Revista Foco

Na grande variedade de produtos ofertados nos estandes do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, um dos maiores eventos na área educacional da América Latina, um dos principais destaques foi programa voltado para os profissionais da Saúde, médicos, estudantes de medicina, enfermeiros e farmacêuticos, e com alcance junto à população. 

Onde quer que esteja um paciente precisando de exatidão no diagnóstico e em seu tratamento, o programa se propõe a ser útil e fazer a diferença. 

“Unbound Medicine” (em português – medicina sem fronteira), apresentado no Seminário pelas empresas UBD International e Systems Link, oferece acesso, em tempo real, via Ipad, Iphone, smartphones, notebooks e computadores de mesa, a várias bases de dados da área médica mundial. 

O programa permite downloads de conteúdo de alta qualidade, em qualquer momento e em qualquer lugar, pelo celular e pelo tablet. Entre as estruturas de ponta da área médica internacional que disponibilizam conteúdos para o programa está a John Hopkins University School of Medicine. 

Ele disponibiliza respostas para situações de Saúde, artigos, matérias, experiências na área médico-científica, livros, periódicos especializados, pesquisas de ponta e diagnósticos. 

Como o programa a ser baixado já traz vários conteúdos em sua base de dados, sua utilização pode acontecer sem a presença da Internet. Não ocupa grande espaço no tablet ou no celular. Para pesquisas mais aprofundadas e abrangentes se faz necessária a conexão via Internet. 


Uma das telas do programa leva ao profissional da Saúde a possibilidade de escolha rápida e prática em momentos de decisões imediatas. A tela tem um círculo no centro – exatamente o da busca sobre a doença em pauta e, ao seu redor, vários outros círculos com diagnósticos, últimos artigos sobre o assunto e experiências comprovadas. Outros círculos surgem na tela, mais distantes que os primeiros, sempre tratando do mesmo assunto e levando em consideração o espaço de tempo entre a busca e os diagnósticos, artigos e experiências comprovadas feitas. 

Tela simplifica busca de conteúdo

O “Unbound Medicine”, criado há 11 anos nos Estados Unidos, abrange as áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Saúde Pública, Anestesiologia, Pediatria e Emergência. O aplicativo do programa se chama “U Central” e atua com qualquer sistema operacional. 

Nas bases de dados disponibilizadas estão guias referenciais de medicamentos, doenças, diagnósticos laboratoriais e tratamentos. “O médico, quando em dúvida sobre como tratar determinado caso de doença , tem condições de recorrer, via seu próprio smartphone, a uma ampla base de dados e de fácil compreensão”, informa o diretor da UBD International, Gregory Cordano. 

As bases de dados tratam de doenças, diagnósticos e tratamentos diretamente relacionados com o trabalho dos médicos em seu dia-a-dia.

Sua plataforma tem condições de cruzar informações de diferentes editoras fazendo com que o médico tenha, em algumas situações, a possibilidade de escolher o melhor caminho a seguir. 

“Unbound Medicine” tem mais de 2 milhões de usuários no mundo e atua independente da indústria farmacêutica. “Nosso compromisso é com a disponibilização de conteúdo de alto nível e que, de fato, seja útil para os profissionais de Saúde e que ajude a salvar vidas”, diz Gregory Cordano. 

Seminário atraiu mais de 6.000 pessoas
A assinatura do programa é anual e está disponível para instituições (pessoa jurídica). O conteúdo baixado fica para sempre no computador, tablet ou celular, mas suas atualizações precisam de renovação de assinatura.

Medline 

O “Unbound Medline” oferece acesso direto aos textos do Medline, portal com base de dados para a área médica, via Internet, independentemente do lugar em que o usuário esteja.

Versão gratuita

O programa tem uma versão gratuita desenvolvida pela mesma empresa que mostra como a ferramenta funciona. O Relief Central pode ser baixado no Ipad e em Smartphones.

O Seminário

O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias aconteceu no Centro de Treinamento e Eventos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), na cidade de Gramado, de 16 a 21 de setembro passado. O Seminário atraiu para Gramado, educadores, editores e gestores do mundo universitário de todas as regiões do Brasil e também do exterior.


Isaias Oliveira, Revista Foco


Nenhum comentário:

Postar um comentário