sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Colégio Contemporâneo faz oficinas práticas de Matemática

Estudantes aprendem a Matemática em oficina


O Colégio Contemporâneo está oferecendo oficinas práticas de Matemática duas vezes por semana após as aulas teóricas no horário normal. 

As oficinas colocam os alunos em diversas situações onde a Matemática ultrapassa os limites da uma disciplina curricular e se faz presente na vida prática. Para despertar o interesse são montadas estratégias como o uso interativo de lousa eletrônica.


A professora de Matemática, Marília Pinto, utiliza também técnicas orientais como o Tangram – jogo usado para facilitar a compreensão das formas geométricas, e o Sodoku – espécie de quebra-cabeça baseado na colocação lógica dos números. “Na elaboração dos jogos, eles se sentem desafiados e querem mostrar o que aprenderam, pensando em conjunto, pois cada um tem a sua função, um monta as peças, outro cria as regras e assim por diante”, explica Marília. 

Vários jogos estão sendo pensados e fabricados durante as aulas. Entre eles, o de maior sucesso é o “Tapa-certo”. A brincadeira começa quando uma operação é mostrada ao grupo e sobre a mesa estão diversas respostas. Quem bater primeiro na alternativa correta leva a carta e, ao final do jogo, quem tiver mais acertos, ou seja, mais cartas, é o vencedor. 


Além das oficinas de matemática, os alunos do horário estendido do Contemporâneo participam de laboratórios de xadrez, redação e teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário