quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Escolas estaduais promovem a 1ª Mostra Literária da região Agreste
Secretária Betania Ramalho marca presença na Mostra

Estudantes de 50 escolas estaduais de 18 municípios que integram a 3ª DIred (Diretoria Regional de Educação) participam da 1ª Mostra Literária da região Agreste. 

O evento aconteceu na Escola Nestor Marinho, Nova Cruz, na última quarta-feira (14) e teve a presença da secretária estadual da Educação, Betania Ramalho.

O objetivo do evento, segundo a professora Rosângela Cilene Cavalcante, responsável pela 3ª Dired, é incentivar as escolas a produzirem momentos que estimulem os alunos à escrita. "Esse é o primeiro passo de uma grande caminhada, pois ainda temos muito a fazer. Estamos estimulando para que 2013 venha a ser o ano da leitura", disse.

A secretária Betania Ramalho destacou a importância da leitura e da escrita na vida de todos. "Quem não aprende a ler e não tem uma proficiência na Língua Portuguesa, jamais aprenderá outra. E terá certamente uma série de dificuldades para outras áreas do conhecimento", afirmou.

Para a professora de Língua Portuguesa, Luzimária da Silva, da Escola Estadual Manoel Dantas, de Santo Antonio, o projeto é importante porque coloca em prática o que os alunos aprendem na teoria. "Os alunos podem ver, na prática, o quanto é possível pegar o que você aprende na sala de aula e expor para outras pessoas. Esse projeto serve para mostrar que a escola do Estado, apesar das dificuldades, é capaz de fazer tanto quanto, ou melhor, que as outras escolas”, acrescentou Luzimária.


O entusiasmo dos professores também tem reflexo nos alunos. O estudante José Leandro, que cursa o Ensino Médio na Escola Estadual Professor Joaquim Torres ficou satisfeito com a sua participação na mostra e conta o que sentiu ao declamar poesias de Castro Alves na abertura do evento. “É uma coisa nova pra mim. Eu nunca participei de um evento tão grande assim. No começo a gente sente-se intimidado porque é uma coisa que não estamos acostumados a viver, no dia-a-dia, mas foi muito proveitoso e eu gostei bastante de participar", contou.


Matéria feita a partir de texto oficial da SEEC/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário