![]() |
Neurocientista Rémy Lestienne |
Na palestra, Lestienne abordará questões como: Por que e como somos feitos para a vida social? Como a nossa vida afetiva participa na edificação do cérebro e condiciona nossa capacidade de memorização? Como se formam memórias coletivas e como a afetividade faz parte delas?
O neurocientista explica que além do cérebro cognitivo, que pensa e calcula para agir, existe o cérebro afetivo, já que se sabe que o comportamento dos animais e do homem depende do valor afetivo dado às informações recebidas do mundo. Para isso, um sistema distinto do cérebro cognitivo desenvolveu-se fortemente ligado ao sistema da memória.
O chamado sistema límbico desenvolveu-se nos animais visando a proteção ao perigo, utilizando emoções negativas - o temor. A evolução humana avançou para as emoções positivas - a alegria, o amor, o apego.
Rémy Lestienne é físico, neurocientista e pesquisador emérito do Centre National de la Recherche Scientifique, estudou mecanismos de codificação neural, e publicou recentemente uma série de livros sobre a epistemologia do tempo, o cérebro e o conhecimento.
0 Comentários