segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Neurocientista francês faz palestra no Instituto do Cérebro sobre Memória e Emoções

Neurocientista Rémy Lestienne


O neurocientista Rémy Lestienne, de Paris, fará palestra nesta terça-feira (27), às 15h45, sobre o tema "Memória, Emoções e Afetos". A palestra ocorrerá nas dependências do Instituto do Cérebro da UFRN, na Avenida Nascimento de Castro, bairro de Lagoa Nova, Natal, RN.

Na palestra, Lestienne abordará questões como: Por que e como somos feitos para a vida social? Como a nossa vida afetiva participa na edificação do cérebro e condiciona nossa capacidade de memorização? Como se formam memórias coletivas e como a afetividade faz parte delas?

O neurocientista explica que além do cérebro cognitivo, que pensa e calcula para agir, existe o cérebro afetivo, já que se sabe que o comportamento dos animais e do homem depende do valor afetivo dado às informações recebidas do mundo. Para isso, um sistema distinto do cérebro cognitivo desenvolveu-se fortemente ligado ao sistema da memória.


O chamado sistema límbico desenvolveu-se nos animais visando a proteção ao perigo, utilizando emoções negativas - o temor. A evolução humana avançou para as emoções positivas - a alegria, o amor, o apego.

Rémy Lestienne é físico, neurocientista e pesquisador emérito do Centre National de la Recherche Scientifique, estudou mecanismos de codificação neural, e publicou recentemente uma série de livros sobre a epistemologia do tempo, o cérebro e o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário