sexta-feira, 2 de novembro de 2012

RN tem presença em encontro da Olimpíada de Língua Portuguesa que acontece em Natal 
Premiação Nacional da Olimpíada (Foto UOL)

A cidade de Natal será sede, segunda-feira (5) e terça (6), do encontro regional da Olimpíada de Língua Portuguesa. O encontro acontecerá no Hotel Imirá, Via Costeira, com a participação de 125 finalistas regionais na categoria Crônica do Prêmio Nacional.
O Rio Grande do Norte será representado por 16 finalistas, sendo 02 estudantes da rede estadual de ensino. Maria José Barbosa, aluna da Escola Estadual Maria de Lourdes Bezerra (Macau) participa com a crônica “Poluição Eleitoral”; e Larissa Rebeca de Araújo Nobre, da Escola Estadual Teonia Amaral (Florânia), com a crônica ”O sábado na minha cidade”. 

Os encontros das categorias “Artigo de opinião”, “Memórias Literárias” e “Poemas”, irão acontecer, respectivamente, nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza. 

Essas três categorias também têm estudantes de escolas estaduais do Rio Grande do Norte como finalistas:

Belo Horizonte: 27 a 29/11 – Artigos de opinião 

“Metrópole do futuro: Estamos preparados” – Diego Sousa Guimarães, Escola Estadual Ainda Ramalho Cortez Pereira (Mossoró).

“Natal: Noiva do sol, amante da Prostituição” – Taiana Cardoso Novais, Escola Estadual José Fernandes Machado (Natal)

“Turismo: benéfico ou maléfico?” – Liana Dantas de Medeiros, Escola Estadual Prof. José Mamede (Tibau do Sul)

“Lazer em Cruzeta: uma necessidade básica” – Jakeline Suzana de Medeiros, Escola Estadual Joaquim José de Medeiros

São Paulo: 12 a 14/11 – Memórias Literárias

“O tecer de uma história” – Letícia Heloísa Alves, Escola Estadual José Fernandes Machado (Natal)

“Marcas Pauferrenses - Eridiany Aparecida Gonçalves Freire, Escola Estadual Tarcísio Maia (Pau dos Ferros)

Fortaleza: 20 a 22/11 – Poema

“Coração Carnaubense” – Ana Caroline de Medeiros Dantas, Escola Estadual João Henrique Dantas (Carnaúba dos Dantas)

“”Lugar onde vivo” – Renata Heloíse Tomaz Santos, Escola Estadual Prof. Tertuliano P. Filho (Barcelona)

Após seleção dos 125 concorrentes de cada categoria, 38 serão selecionados para a etapa final em Brasília nos dias 9 e 10 de dezembro.

Os professores orientadores poderão participar da premiação com a categoria especial de relato de experiência dos trabalhos finalistas. Os interessados devem enviar seus relatos em até 24h antes de cada etapa específica no link http://www.escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1052:relato-de-pratica-o-que-escrever-como-escrever&catid=54:orientacao-para-relatos

Sobre a Olimpíada 

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A cada biênio, nos anos pares, o projeto realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. 

A Olimpíada é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário