segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Secretaria de Saúde do RN promove curso de Fitoterapia
Farmacêutico Idivaldo Micali


A Secretaria Estadual da Saúde promove, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o curso de extensão "Fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS)" nos dias 10, 11, 12, 17 e 18 de dezembro, com carga horária de 40 horas.

 O curso disponibilizou 40 vagas para médicos, 30 para nutricionistas, 20 para farmacêuticos, 15 para dentistas, 15 para enfermeiros e 20 para alunos da UFRN. Para saber mais detalhes, o interessado pode acessar o site www.sigaa.ufrn.br.

O curso terá a coordenação do farmacêutico e professor da UFRN, Idivaldo Antônio Micali. 

Contará com as palestras: “Políticas de Saúde no Brasil e direitos à saúde”; ”Princípios da terapêutica fitoterápica”; “Plantas que atuam sobre o aparelho respiratório”; “Plantas que atuam sobre o aparelho digestivo”; “Plantas que atuam sobre o aparelho cardiovascular”; “Plantas que atuam sobre o sistema nervoso”; “Plantas que atuam sobre o aparelho gênito urinário”; “Plantas que atuam sobre o aparelho ginecológico”; “Plantas que atuam sobre o sistema endócrino”; “Plantas que atuam na dor e sobre o aparelho osteoarticular".


Segundo a representante do Programa de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Estadual da Saúde, Frankleide Matos, o curso terá natureza teórica, e possibilitará ao público-alvo conhecimento e segurança diante das ações nas quais a fitoterapia seja requisitada. Os temas abordados serão: “Conceitos fundamentais em fitoterapia”; “Estudos dos principais fitoterápicos (com prioridade para aqueles já implantados no SUS) e suas principais indicações por aparelhos do organismo” e “Estudo das plantas medicinais já referenciadas pela ANVISA”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário