quinta-feira, 29 de novembro de 2012

UFRN registra pedido de patente para produto desenvolvido por médico do Hospital Onofre Lopes

Médico mastologista Eliel de Souza, UFRN



O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deu entrada junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) de pedido de patente por um produto desenvolvido pelo médico mastologista Eliel de Souza, vinculado ao Hospital Universitário Onofre Lopes.

O produto que gerou o pedido de patente, 50º da UFRN, será utilizado em peças cirúrgicas e é voltado para a área da Mastologia. 

Segundo o médio Eliel de Souza, o produto foi utilizado em pesquisas e após a entrada do pedido no INPI deverá acontecer o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para posterior comercialização.

O médico Eliel de Souza já tinha feito o pedido de patente para a “Agulha com bisel conjugado, canha com aba de pinçamento, visor-guia e mandial”, que foi resultado de pesquisa de doutorado em Ciências da Saúde da UFRN, sob a orientação da professora Técia Maria de Oliveira Maranhão, co-autora do produto.

Esse novo tipo de agulha, segundo Eliel, servirá para diagnóstico do câncer de mama. Nesse caso ele já está entrando em contato com os fabricantes.

Outro pedido de patente de sua autoria também está em análise no INPI, para produção de um “Protetor resiliente, autoajustável, multiuso”. “Trata-se de um protetor utilizado na realização de biópsia orientado por ultrassom”, explicou Eliel Souza. Este também aguarda liberação da ANVISA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário