sábado, 1 de dezembro de 2012

Abertura dos Jogos Sul-Americanos Escolares em Natal

Delegações de 11 países presentes na Abertura (Demis Roussos)
Maior torneio estudantil da América Latina, os Jogos Sul-Americanos Escolares, é aberto na noite desta sexta-feira (30) com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, do Ministro da Previdência, Garibaldi Filho, do secretário nacional de Esporte, Afonso Barbosa, e das delegações de 11 países do continente.

A solenidade de abertura aconteceu no ginásio de esportes do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, mobilizando desportistas norteriograndenses e dos demais estados brasileiros. O show de abertura teve a apresentação temática "A noiva do Sol abraça a América do Sul, idealizada pelo artista potiguar Isaque Galvão.

O juramento do atleta foi feito por Alysson Muniz, jovem potiguar campeão brasileiro de Xadrez na Olimpíada Escolar 2012. A Pira Olímpica foi acesa pelo atleta potiguar Lucas Maciel, medalha de ouro e prata na Natação nos 100m e  50m peito. Os dois estarão representando o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares.

Delegações dos países coloriram o ginásio da UFRN
Os 18º Jogos Sul-Americanos Escolares, categoria de 12 a 14 anos, terão 2.500 atletas disputando as modalidades de basquetebol, voleibol, handebol, futebol de salão e nas individuais de atletismo, natação, judô, xadrez e tênis de mesa. Além do Brasil, estarão presentes atletas da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Suriname, Colômbia e Peru.

O evento é promovido pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Estadual de Esporte, Ministério do Esporte, Conselho Sul-Americano do Esporte (Consude), Confederação Brasileira de Desporto Escolar, e Governo da Paraíba. 

55 ônibus foram disponibilizados pelo Governo do Estado do RN para fazer o deslocamento das delegações dos hotéis até os locais de jogos. 5 mil refeições, por dia, serão servidas aos atletas, técnicos e dirigentes das delegações. 

Abertura tem presença de autoridades
Os jogos terão entrada gratuita e serão disputados nos ginásios dos colégios Marista, Maria Auxiliadora, Colégio das Neves, Escola Doméstica, Henrique Castriciano, Campus Universitário, AABB, SESI e Contemporâneo. Apenas a modalidade de atletismo será realizada em João Pessoa (PB), que possui pista de padrões internacionais.

Um comentário:

  1. Arrebenta equipe de handebol colégio Castro Alves, Cariacica, ES, Brasil. Saudades filhão!

    ResponderExcluir