quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Brasil conquista maior número de medalhas nos Jogos Sul-Americanos Escolares

Delegação brasileira vence Sul-Americanos 2012 (Demis Roussos)
Brasil conquista maior número de medalhas na 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares finalizados nesta quinta-feira (6). O Brasil encerra a competição, iniciada no dia 30 de novembro, com 47 medalhas de ouro, 23 de prata e 16 de bronze. No total, o Brasil, que confirma a condição de maior potência olímpica da América do Sul, conquistou 86 medalhas.

Na natação, foram 24 medalhas, incluindo a do potiguar Lucas Maciel, que garantiu o ouro nos 100m peito, e deixou os donos da casa com 316 pontos na classificação geral. Em segundo lugar, apareceu a Venezuela com 225 pontos, seguida da Argentina com 161.

No judô, os atletas brasileiros conquistaram 11 medalhas e no somatório geral ficaram com o posto mais alto do pódio nas equipes masculina e feminina. Nos esportes coletivos, o Brasil também ficou com a medalha de ouro no futsal e handebol masculino, como também no basquete e futsal feminino. No tênis de mesa foram ao todo quatro medalhas, sendo três de ouro e uma de prata.

Classificação geral do Sul-Americano 2012, categoria de 12 a 14 anos - Brasil, em primeiro com 86 medalhas: Venezuela, em 2º lugar com 63 medalhas; Argentina, em 3º com 29 medalhas; Equador, na quarta posição com 36; Colômbia, na quinta com 32; Chile, na sexta com 29; Paraguai, na sétima colocação com 13;Peru, no oitavo lugar com 18; Suriname, em nono com 04; Uruguai, em décimo com 04; e Bolivia, em décimo primeiro com 02 medalhas.


Vale lembrar que, apesar de alguns países apresentarem número de medalhas superior a outras delegações, na contagem final pesa o total de medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.

Os Jogos Sul-Americanos, promovidos pelo Governo do Rio Grande do Norte, reuniram em Natal, no período de 30 de novembro a 06 de dezembro, 2.500 atletas, na faixa etária de 12 a 14 anos, de 11 países da América do Sul. As provas de Atletismo foram realizadas na Pista da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. As demais competições aconteceram em Natal, Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário