sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Hospital Onofre Lopes implanta programa de estímulo na seleção de Residência Médica

Hospital Onofre Lopes

O Hospital Universitário Onofre Lopes, de Natal, está implantando programa de estímulo para atrair candidatos para a Residência Médica. 

O Programa de Valorização do Profissional na Atenção Básica (Provab) está sendo utilizado na seleção de candidatos que será divulgada neste final de ano para a Residência Médica do "Onofre Lopes", hospital universitário vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Criado em dezembro de 2011, o Provab é uma das estratégias do governo para tentar fixar médicos em regiões com carência de profissionais da Saúde.

Para estimular a ida para essas áreas, é oferecida pontuação adicional de 10% na nota dos exames de residência para os médicos que tiverem bom desempenho no primeiro ano de atuação no programa. O governo financia ainda especialização em Saúde da Família e cursos à distância.

O Hospital Universitário Onofre Lopes oferece de duas a dez vagas, variando de acordo com as especificidades das trinta e uma especialidades do Programa de Residência Médica. As vagas são geridas pelo Ministério da Saúde.

Em sua maioria, os cursos têm duração de dois anos, podendo se estender por mais um ano para especialização de área. No caso da Neurocirurgia a duração é de cinco anos. O Onofre Lopes, assim como outros hospitais, tem apresentado dificuldades em preencher as vagas disponíveis para a especialidade de Medicina da Família e Comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário