sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

MEC divulga resultado final do ENEM 2012

Estudantes se encaminham para provas (Fabiana Carvalho)

O Ministério da Educação (MEC)divulga nesta sexta-feira (28) o resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2012. 

A publicação está no site do ENEM e os candidatos podem acessar com a inserção do número de inscrição e senha ou CPF.

Estão em disputa 129.279 vagas em 3.751 cursos superiores de todo o país.

O aproveitamento do resultado do exame pode ser feito de quatro formas pelas universidades. Ele pode ser aproveitado como fase única pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada); como primeira fase; de maneira combinada com o vestibular local; e como fase única para as vagas remanescentes do vestibular local.

Pesos específicos são adotados por algumas universidades para os resultados do ENEM. Quando isso ocorre, o próprio sistema automaticamente fará o novo cálculo e uma nova nota será gerada para o candidato.Isso indica, de acordo com o MEC, que a nota do candidato pode variar de acordo com os critérios estabelecidos pelas universidades.

O O processo seletivo do SISU terá duas chamadas e não oferece vagas para cursos à distância. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final dessa etapa, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no ENEM.

Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente para a primeira opção.

O candidato que não conseguir nota para se matricular na primeira opção e for selecionado na segunda continuará concorrendo, na chamada seguinte, à primeira opção. Assim, se na chamada subsequente o candidato já matriculado na segunda opção for selecionado para a primeira (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a matrícula na vaga da primeira opção implicará o cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

Depois das chamadas regulares do processo seletivo, o SISU divulgará para as instituições participantes uma lista de espera, que será usada para preencher as vagas não ocupadas. Nesse caso, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do sistema, e manifestar o interesse. Podem participar da lista, os candidatos não selecionados nas chamadas regulares e aqueles selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário