sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

UFRN é a melhor universidade federal do Norte e Nordeste no Índice Geral de Cursos

UFRN: Cursos bem avaliados desde 2007
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) alcança a posição de melhor universidade federal das regiões Norte e Nordeste do País no Índice Geral de Cursos (IGC) - com conceito de 3,66, equivalente a faixa de 4. 

Na avaliação anterior, a UFRN ficou na 3ª posição, atrás da primeira colocada - Universidade Federal de Pernambuco, e da segunda - Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido).

Criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação, o índice Geral de Cursos avalia anualmente o desempenho dos cursos de graduação e das pós-graduações das instituições de ensino superior do Brasil.

O IGC considera o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) para o cálculo do conceito final de cada instituição, que varia de 1 a 5. O índice é a média ponderada do conceito obtido por todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição.

Neste ano, foram avaliados 30 cursos da UFRN no Enade 2011. Os cursos que possuem duas modalidades (licenciatura e bacharelado) são avaliados separadamente. O Índice considera aspectos como o desempenho dos estudantes, corpo docente, proposta pedagógica e infraestrutura.

11 cursos da UFRN obtiveram conceito máximo no IGC - 09 destes lotados no Campus Central e 02 lotados no Centro de Ensino Superior do Seridó, da cidade de Caicó. O resultado representa uma porcentagem de 40% (36,6%) do total avaliado.

Desde a criação do IGC, em 2007, a UFRN demonstra crescente aumento no cálculo do conceito final, tendo permanecido sempre na faixa 4 do Índice. Em 2007, o conceito contínuo da Universidade foi de 3,38, evoluindo para 3,66 em 2011. (A faixa 4 do IGC contempla as instituições avaliadas com conceitos entre 2,95 e 3,94).





Nenhum comentário:

Postar um comentário