 |
Incêndio na boate Kiss em Santa Maria, RS |
Incêndio na Boate Kiss na cidade de Santa Maria, RS, provoca a morte de 235 pessoas (números de 21h51 desta terça-feira, 29) e deixa 143 feridos, vários em estado grave. Incêndio com maior número de vítimas no Brasil nos últimos 50 anos.
O incêndio teve início, às 2h30 deste domingo, quando o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo, decidiu acender e lançar um sinalizador em pleno palco da boate. A atitude extremamente irresponsável provocou chamas na espuma do isolamento acústico no teto da boate.
.JPG) |
Familiares esperam notícias das vítimas |
As chamas se espalharam rapidamente provocando pânico na multidão, formada por cerca de 1.000 pessoas, que estava no interior da boate. Muitos morreram por asfixia devido a fumaça.
O quadro foi agravado ainda mais, por relatos de estudantes que conseguiram escapar, pela atitude de seguranças que barraram por vários minutos quem buscava sair com o objetivo de cobrar comandas. Isso em qualquer lugar do mundo é crime, vamos ver se no Brasil também é.
Por incrível que pareça, pelas informações passadas a imprensa por autoridades, "manobras" de pirotecnia eram comuns nas apresentações "artísticas" dentro da boate.
.JPG) |
Helicóptero transporta ferido |
A maioria dos mortos e feridos é formada por estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - região central do Rio Grande do Sul.
A festa reunia principalmente estudantes dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e cursos técnicos.
Como se trata de uma universidade que recebe estudantes de várias partes do Brasil e de outros países da América do Sul, a tragédia da madrugada deste domingo tem repercussões que vão bem além do território gaúcho.
 |
Frente da boate Kiss na manhã deste domingo (27) |
A festa universitária se chamava "Agromerados" e era direcionada para jovens da UFSM. Tinha classificação etária de 18 anos e o custo do ingresso era de R$ 15.
Iniciada às 23h do sábado (26), atravessaria toda a madrugada do domingo com atrações do "gabarito" de Gurizada Fandangueira, Pimenta e seus Comparsas, e os DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.
 |
Banda com o elemento que provocou o incêndio |
Os promotores do evento destinado a centenas de jovens de várias partes do país que estavam se qualificando em várias profissões e segmentos do conhecimento, não procuraram nem mesmo saber se a boate tinha alvará de funcionamento (e não tinha) ou se a boate tinha estrutura própria para combate a incêndio e saídas de emergência (e não tinha).
 |
UFSM: centenas de universitários mortos |
O alvará da boate Kiss, localizada na Rua dos Andradas, 1925, centro de Santa Maria, estava vencido desde agosto de 2012. O alvará é o documento que atesta as condições de prevenção e combate a incêndios. "O alvará é necessário para o funcionamento da casa na sua normalidade", disse o tenente-coronel Moisé da Silva Fuchs, comandante do Corpo de Bombeiros da Região Central do Rio Grande do Sul.
 |
Familiares socorrem vítimas da boate Kiss |
É cedo para se definir culpados no terrível cenário ocorrido em Santa Maria (RS), mas levando-se em consideração a informação da autoridade responsável pelo Corpo de Bombeiros, é muito estranho o fato da boate promover shows sem ter alvará de funcionamento. A responsabilidade, neste caso, é do poder público estadual e da prefeitura de Santa Maria.
A própria direção da Universidade Federal de Santa Maria deveria ter, no mínimo, mais informações sobre uma casa noturna que, costumeiramente, recebia centenas de seus estudantes para shows.
 |
Vista aérea do estrago das chamas na boate |
Santa Maria é uma cidade com 11 instituições universitárias e mais de 35 mil estudantes universitários. Parte significativa desses estudantes vêm de outros estados brasileiros e países sul-americanos.
O jornal El País destaca em sua página principal na internet o drama brasileiro. El País, principal jornal da Espanha, noticia a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, RS, e mostra foto com a dramaticidade dos primeiros momentos de resgate de vítimas. "Brasil vive uma de suas piores tragédias",diz El País.
.JPG) |
El País: "Brasil vive uma de suas piores tragédias" |
Os feridos estão sendo transportados, desde as primeiras horas da manhã deste domingo, para hospitais da cidade de Santa Maria e de municípios vizinhos da região central do Rio Grande do Sul. Unidade especializada em vítimas de incêndio de Porto Alegre, capital gaúcha, também está recebendo os feridos da boate Kiss.
0 Comentários