quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Comitê do rio Apodi-Mossoró toma posse nesta quinta-feira (21)

Comitê tomará posse em Mossoró
Os Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Apodi-Mossoró tomarão posse nesta quinta- feira (21), às 17h, no Auditório Jornalista Dorian Jorge Freire, na Estação das Artes, na Avenida Rio Branco, centro de Mossoró.

Na sexta-feira (22), os membros empossados participarão de uma oficina sobre o funcionamento de comitês de bacia, ministrada por técnico da Agência Nacional de Águas (ANA). Em seguida ao treinamento, acontecerá a primeira reunião ordinária do colegiado, onde será eleita e empossada sua diretoria. 

Durante todo processo de instalação do Comitê, a diretoria provisória foi presidida pelo Secretário da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, e teve como secretário geral o Professor Ramiro Camacho, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O Comitê tem como objetivo principal gerenciar as águas na bacia hidrográfica onde atua. É um órgão colegiado com funções deliberativas porque toma decisões, estabelece normas e emite pareceres quando é consultado. Ele é acionado todas as vezes que a bacia hidrográfica é ameaçada por ações como: devastação dos mangues ou da mata ciliar (que margeiam o rio), contaminação das águas por efluentes domésticos, industriais e pluviais, despejo de resíduos sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário