quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Parceria Sethas e Departamento de Psicologia da UFRN terá projeto voltado para a inserção de mão de obra no mercado

Entendimentos começaram em 2012

Projeto apresentado por mestres do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ao secretário estadual do Trabalho e da Assistência Social do Rio Grande do Norte, Luiz Eduardo Carneiro Costa, irá contribuir para a inserção da mão de obra qualificada no mercado de trabalho.

O projeto, apresentado na segunda-feira (18), diagnostica situações e desafios que interferem na inserção e reinserção das pessoas no mercado local de trabalho. 

Elaborado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho, do Departamento de Psicologia da UFRN, o projeto foi apresentado pelo psicólogo na área de Trabalho, João Carlos Tenório Argolo, e pelo pós-graduando do curso de Psicologia no Trabalho da UFRN, Felipe Coelho. 

O objetivo da Sethas na busca pela parceria, segundo o secretário Luiz Eduardo Carneiro, é melhorar os serviços prestados à população. 

“É um projeto de enorme importância para nós, e por isso, fomos buscar essa parceria, porque a Sethas tem o compromisso formal de inserir, pelo menos, 30% das pessoas que qualifica no mercado de trabalho e nem sempre essa inserção tem sido fácil. Queremos que um estudo de natureza acadêmica nos aponte os caminhos”, disse o secretário.

A expectativa, tanto da gestão da Sethas quanto dos representantes do Departamento de Psicologia da UFRN, é que o projeto comece a ser executado já a partir de março. “Vamos fazer um diagnóstico das ações do SINE-RN no âmbito da Grande Natal”, informou o professor João Carlos.

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social tem hoje sob sua responsabilidade programas como Projovem Trabalhador e de intermediação de mão-de-obra executados pelo SINE. Em todo o Rio Grande do Norte existem, atualmente, 19 postos do SINE, 14 no interior do Estado e cinco na capital.

Os entendimentos entre a Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social (Sethas) e o Departamento de Psicologia da UFRN, visando parceria na área da qualificação para o Trabalho, foram iniciados no ano de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário