segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Projeto sobre idosos em transportes urbanos de Natal será apresentado em reunião da ONU nos Estados Unidos

Maria Luiza entrega certificado a  concluinte de curso de capacitação
Projeto de pesquisa feito por Maria Luiza Teixeira, aluna egressa da UFRN, será apresentado em reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) nos Estados Unidos neste mês de fevereiro.

A pesquisa de Maria Luiza Teixeira, aluna do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, intitulada "Transporte Urbano e população idosa: construindo uma nova relação", surgiu de projeto de intervenção durante estágio seu na Promotoria do Idoso do Ministério Público do RN, no ano de 2010.

Funcionários com certificados de capacitação

O objetivo central do projeto foi a sensibilização e a conscientização de motoristas, cobradores e permissionários de transporte alternativo sobre os direitos dos idosos como a reserva de assento e prioridade no embarque.

Entre os resultados alcançados com a pesquisa estão a redução de 75% das queixas na Delegacia do Idoso, na Promotoria do Idoso e em outros órgãos públicos que monitoram esses dados.

A pesquisa foi contemplada com prêmios em Direitos Humanos em 2011, em Brasília, e do Instituto Inovare.


Foi também selecionada pelas agências reguladoras do Banco Santander, e passou pela avaliação de uma equipe de gerontólogos e consultores do projeto Talentos da Maturidade.

Os representantes do Banco Santander vieram a Natal para avaliar a capacitação dos motoristas e cobradores.

Gostaram do que viram e resolveram levar a cópia do projeto à ONU, com o objetivo de fazer com que ele seja difundido em outros países. Também será apresentado na reunião da ONU um vídeo gravado que mostra vários aspectos e depoimentos dos avanços obtidos com o projeto em Natal.

Ônibus com profissionais capacitados para atender aos idosos
Segundo dados do Sindicato das Empresas de Transporte Urbanos de Natal (Setur), que trabalhou em conjunto com o Ministério Público, foram capacitados 2,7 mil funcionários de transportes urbanos em 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário