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1993: Paulo Freire visita Angicos e se encontra com ex-alunos do projeto |
A linha do tempo do projeto de Paulo Freire - 40 horas de alfabetização em Angicos, divulgada pelo jornal Tribuna do Norte, em Natal, é reveladora de um país que se acovarda diante da perspectiva de que as classes mais populares aprendam a ler e escrever, tenham consciência de seu papel na sociedade e passem a cobrar seus direitos.
Nos episódios que se seguem as 40 horas de Angicos não se pode colocar a culpa na superpotência, costume de políticos recalcitrantes brasileiros e nordestinos, pelo contrário, os Estados Unidos, através do presidente John Kennedy apoiou o projeto com o bem sucedido programa "Aliança para o Progresso".
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Fevereiro de 2013: Ufersa Angicos reune ex-alunos de Paulo Freire |
A Linha do Tempo do projeto das 40 horas de Angicos
1958
Julho - Paulo Freire apresenta as bases teóricas de seu sistema de alfabetização de adultos no II Congresso Nacional de Educação de Adultos, realizado no Rio de Janeiro
1962
13 de abril - O presidente do Brasil, João Goulart assina em Washington Acordo Brasil-Estados Unidos sobre o Nordeste.
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Calazans Fernandes com John Kennedy |
Setembro - O governador do RN, Aluísio Alves, Calazans Fernandes e Maria José Monteiro reúnem-se com Paulo Freire, em Recife. O educador aceitou participar do projeto em Angicos.
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Paulo Freire apresenta projeto a João Goulart |
3 de Dezembro - Celebração do Convênio entre o MEC, a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), o Estado do Rio Grande do Norte e a Usaid (United States Agency for International Develpment), dentro dos propósitos do programa norte-americano "Aliança para o Progresso".
1963
18 de Janeiro - Lançamento do projeto com a aula inaugural do Experimento de Angicos, com a presença de Aluízio Alves: 380 moradores começam a sua alfabetização.
24 de janeiro - Primeira aula regular do projeto sobre o tema: Conceito antropológico de cultura.
28 de janeiro - Primeira aula de alfabetização começando pela palavra geradora belota.
2 de abril - 40ª hora/aula dada pelo presidente João Goulart com a presença do governador do RN, Aluízio Alves, de vários governadores do Nordeste e de representantes da "Aliança para o Progresso".
Maio - A cidade de Angicos teve sua primeira greve. Os proprietários rurais chamam a experiência de Paulo Freire de praga comunista, como está registrado no livro de Calazans Fernandes.
29 de maio - Em carta a Aluízio Alves, o embaixador norte-americano Lincoln Gordon recomenda que o Programa de Angicos para a eliminação do analfabetismo seja adotado em todos os Estados.
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Paulo Freire, o educador que se eterniza |
Outubro - Um grupo da Embaixada norte-americana visita o governador Aluízio Alves,em Natal, para preparar a visita do presidente John Kennedy a Angicos, programada para dezembro daquele ano (Kennedy seria assassinado, em Dallas, dia 22 de novembro do mesmo ano).
Segundo semestre - A experiência de Angicos é levada para outras cidades: Quintas (Natal), Mossoró, Caicó, Macau, Ubatuba, Osasco, Rio de Janeiro, Brasília, Aracaju, Porto Alegre e outras, como projeto-piloto do Programa Nacional de Alfabetização.
1964
21 de janeiro - O Decreto institui o Programa Nacional de Alfabetização consagrando o Sistema Paulo Freire para alfabetização em tempo rápido. O programa previa a criação de 60.870 círculos de cultura, para alfabetizar, em 1964, 1.834.200 analfabetos.
27 de janeiro - O Ministério da Educação designa Paulo Freire e outros membros para a Comissão Especial do Programa Nacional de Alfabetização.
14 de abril - Logo após o golpe de Estado de 1 de abril de 1964, o Decreto nº 53.886, de 14 de abril de 1964, extingue o Programa Nacional de Alfabetização.
15 de abril - Posse do general Castelo Branco na presidência da República.
16 de junho - Paulo Freire foi preso, acusado de subversivo e ignorante.
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Freire, preso por ser educador de verdade |
1993
28 de agosto - Paulo Freire visita Angicos, 30 anos depois, e reencontra-se com antigos alunos, Marcos Guerra e monitores do projeto.
2002
Analisando os efeitos a longo prazo do método de alfabetização da experiência de Angicos, Nilcéa Lemos Pelandré (2002), após entrevistar alunos que se alfabetizaram em 1963, evidenciou que a aprendizagem mais significativa foi a elevação da sua autoestima e a consciência de não se sentirem mais excluídos do mundo letrado. Nesta tese de doutorado em linguística, a autora conclui que o segredo da eficácia de Angicos foi a promoção humana, professores preparados e motivados e imersão intensiva. Tempo curto, convívio intenso!
Fontes: Instituto Paulo Freire e livro 40 Horas de Esperança (Calazans Fernandes e Antônia Terra)
Leia também: RN lembra iniciativa do governo Aluizio Alves com o Método de Alfabetização de Paulo Freire em Angicos
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