quarta-feira, 20 de março de 2013

Alunos de escola estadual de Apodi conquistam primeiro lugar na Feira de Ciências da USP

Estudantes explicam projeto na USP

Os estudantes de Ensino Médio da Escola Estadual Professora Zenilda Gama, em Apodi - Antonio Torres Geracino, Francisco Jociel Fernandes e Huguemberg de Oliveira Santos, conquistaram o primeiro lugar na 11ª Feira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP).

O trabalho de pesquisa vitorioso na maior feira do gênero na América Latina, "Uso de Cera de Abelha no Revestimento de Frutos", teve a orientação da professora Antônia Gidélia da Costa Oliveira, e foi classificado como o melhor nas importantes categorias "Ciências Agrárias" e "Empreendedorismo".

Em criterioso trabalho de pesquisa, os estudantes conseguiram comprovar, no ano de 2012, que o uso da cera de abelha, como revestimento, proporciona um prolongamento na vida útil dos frutos após serem colhidos. Essa comprovação pode vir a ser de grande importância para a atividade econômica da região do semi-árido e para áreas com problemas de armazenamento.

Nove trabalhos do Rio Grande do Norte foram apresentados na 11ª Febrace. Desses, oito integrantes do programa de extensão da Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) "Ciências para Todos no Semiárido Potiguar. Programa que é desenvolvido em parceria com a rede estadual de Educação do Rio Grande do Norte.

A 11ª Febrace aconteceu nas dependências da USP no período de 12 a 14 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário